Maranhense se sente ameaçada e registra B.O. contra advogado

Gustavo Zanelli enviou mensagem para a arquiteta por meio de rede social.

Advogado disse que iniciaria guerra para separar Nordeste do Brasil.

Igor Almeida e Leno EdroaldoDo G1 MA

“Cuidado amiga!”. Com essa afirmação, o advogado Gustavo Zanelli tentou intimidar a maranhense Laíse Frazão, antes de excluir seu perfil pessoal, na mesma rede social em quepublicou mensagens ofensivas aos nordestinos. O recado foi enviado diretamente à página pessoal da arquiteta.
Advogado utilizou rede social para tentar intimidar maranhense que se sentiu ofendida (Foto: Reprodução/Facebook)

Advogado utilizou rede social para tentar intimidar maranhense que se sentiu ofendida (Foto: Reprodução/Facebook)

Por se sentir ameaçada, a maranhense foi orientada a registrar um Boletim de Ocorrência, feito nesta sexta-feira (13). “A mensagem dá margem para várias interpretações e devido ao contexto geral da polêmica, os policiais acharam melhor realmente registrar um B.O”, disse a arquiteta.

Laíse, de 25 anos, foi uma das primeiras pessoas a se manifestar publicamente contra o posicionamento do advogado Gustavo Zanelli. “Estou impressionada com a abrangência do caso! Ainda que ele leve apenas um ano de punição, já perdeu a credibilidade!”, afirmou a maranhense.

B.O. ficará pronto neste sábado (14) e será enviado ao Maranhão na terça-feira (17) (Foto: Laíse Frazão)

B.O. ficará pronto neste sábado (14) e será enviado
ao Maranhão na terça-feira (17) (Foto: Laíse Frazão)

O Boletim, registrado em Brasília, será encaminhado a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no Maranhão, na próxima terça-feira (17). “Será bom para minha segurança, até mesmo para constar no processo. Por meio de procuração alguém vai entregar para mim na OAB”, garantiu.

Repercussão do caso
A procuradora-geral de Justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, representou junto à seção maranhense da OAB e apresentou notícia-crime junto à Procuradoria da República noMaranhão nessa quinta (12), contra o advogado Gustavo Zanelli Ferreira, pela prática de ofensas de caráter racial e discriminatório contra a cultura e a população nordestina e maranhense.

Já a OAB está fazendo um levantamento para saber se houve atuação do advogado paranaense Gustavo Zanelli no Estado e se foi feito pedido de inscrição suplementar (que autoriza a atuação de advogados fora do estado em que está inscrito). Segundo assessoria da OAB-MA, o advogado não está inscrito na seccional.

“Como ele não está inscrito na OAB-MA, isso se configura como irregularidade. É considerada atuação no Estado quando houver participação em mais de cinco ações judiciais em um ano”, explicou Rafael Silva, da Comissão de Direitos Humanos da entidade.

A Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem) divulgou nota de repúdio contra os comentários e mensagens de Gustavo Zanelli. Segundo o documento, as manifestações do advogado são ações de cunho “racista, xenófobas, discriminatórias e preconceituosas” e seriam “aberrações”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *