SETE DE SETEMBRO EM ARAIOSES: INOVAÇÃO, INCLUSÃO E SUPERAÇÃO DE DESAFIOS

Na semana em que o Brasil realizou as festividades alusivas à Independência, Araioses também participou ativamente deste momento cívico e os eventos distribuídos em localidades distintas mostraram que somos realmente um povo aguerrido e acima de tudo, que as nossas riquezas locais e regionalidades fazem a diferença.

Tivemos muitos motivos para comemorar e muitos pontos altos e um deles foi a presença durante todos os desfiles da Prefeita Valéria do Manim.

Começamos no dia da raça, com o desfile de Barreirinhas. Nas ruas de areia e tendo a vegetação local e o cenário desenhado pelas casas, roças, população e um céu de um azul intenso, os estudantes demonstraram que não lhes falta raça já que percorreram um trajeto longo e ainda assim apresentaram bastante disposição no retorno e rostos em que se via era um misto de orgulho e felicidade.

Em Barreirinhas fomos levados a refletir sobre o passado, o presente e o futuro. Os araiosenses daquela localidade foram fiéis às tradições e mantiveram os valores firmes e o orgulho em estágio avançado quando entoaram o hino nacional e aplaudiram o momento solene de hasteamento das bandeiras do Brasil, do Maranhão e de Araioses.

sete-de-setembro1

No dia 06 as comemorações continuaram e logo pela manhã foi a vez da localidade Cana Brava e escolas daquele polo.

Em Cana Brava novamente vimos o resgate das tradições sem deixar de ter uma visão orientada para o futuro.

A Av. Manoel Pereira foi invadida por cores, harmonia e beleza na forma como os estudantes se apresentaram e como foram disciplinados para fazer bem feito.

As crianças dos anos iniciais do ensino trouxeram o Rio Magu para a avenida e nos lembraram que a preservação das nossas riquezas naturais é uma necessidade e demanda o uso responsável dos recursos.

O amor pelo futebol e o reconhecimento pelo momento em que Araioses vive em que o esporte está sendo extremamente difundido e trabalhado em nossas escolas também foi bem representado, tanto neste como em todos os outros desfiles ao longo da semana.

sete-de-setembro2

Ainda no dia 06, no turno vespertino, foi a vez da localidade Carnaubeiras e das escolas ali sediadas mostrarem as suas riquezas culturais, tradições e particularidades de uma região que tem muita representatividade para Araioses e cujas riquezas merecem ser lembradas e acima de tudo, ser preservadas ou utilizadas de modo sustentável.

Com um percurso extenso em que foram beneficiadas pela beleza do desfile as regiões cobertas pelas ruas 13 de maio, das Flores, Beira Mar, Leões e Praça São José, o que se via nos presentes ao término do evento era ainda muita disposição para estender aquele momento.

Carnaubeiras trouxe temas relevantes como a paz, a importância dos estados que compõem o Brasil e nos tornam um País múltiplo e de tantas riquezas, a história representada pelo regates das carruagens e da vida fidalga, em que a monarquia dava o tom do sistema de governo vigente quando da Independência do Brasil, mas também trouxe o tema reciclagem em que foram lembrados os valores deste século XXI: reduzir, reutilizar e reciclar.

sete-de-setembro3

O dia 07 amanheceu animado diante da perspectiva e também da expectativa da população de João Peres, já que fontes não confiáveis alardearam que o executivo municipal havia acabado com a tradição local de realizar o desfile.

O que se viu foi um evento organizado, bonito, participativo e acima de tudo, representativo para o momento cívico representado pelos desfiles de sete de setembro.

João Peres trouxe os temas inerentes aos Programas que estão implantados nas escolas, veio com a sua banda alinhada e harmônica, em perfeita sintonia e trouxe ainda a cultura do boi, das danças, do folclore, dos livros e da literatura infantil.

A Escola Marcone Caldas inovou trazendo os pais para fazerem parte de um pelotão e cristalizou neste simbolismo aquela que tem sido uma máxima nesta gestão: criar aderência entre as famílias e a escola.

sete-de-setembro4

sete-de-setembro5Ainda no dia 07, na parte da tarde, foi o momento para fechar com chave de ouro as comemorações que nos conduzem ao momento em que Dom Pedro proclama o Brasil um País independente nos colocando como senhores das nossas escolhas, em um País em que a democracia é o grande vetor de ordenamento das nossas ações.

No percurso com saída da Unidade Escolar Tudes José Cardoso o abertura já foi um diferencial, já que pela primeira o exército brasileiro se fez presente neste dia em que a nossa cidadania e soberania são fatores essenciais.

A Secretaria de Educação inovou e correu os riscos inerentes à inovação já que desenhou um desfile em linha reta, trouxe para a sede 38 escolas de localidades diferentes, fato inédito, já que nas gestões anteriores o que se via era o esquecimento dos demais estudantes e utilizou a área do Viva para fechar as evoluções de encerramento.

As coreografias lindamente apresentadas ao som dos hinos da Independência, de Araioses e do Brasil se superaram em beleza e harmonia e enriqueceram o momento da dispersão.

A Escola Santa Teresinha nos lembrou do que é vencer e de como devemos nos orgulhar de quem somos e também do que podemos ser ao trazer para o encerramento uma coreografia com o tema da vitória de Airton Senna.

sete-de-setembro6

As escolas foram criativas e nos brindaram com ricas homenagens ao momento, sempre preservando as tradições locais e as culturas instaladas. Em nenhum momento houve esquecimento ou descaso com as raízes de Araioses.

Um outro momento inesquecível foram as bênçãos finais em um culto ecumênico em que os representantes da Igreja Católica e da Assembléia de Deus bendizeram aquele momento e as graças de Deus concedidas sobre o povo Araiosense.

Ao término destes eventos houve o fechamento da noite com a participação da banda Salva Vidas.

Em 2013 Araioses foi inserida no resgate às tradições com o reconhecimento de que é possível inovar ao invés de copiar, é possível superar desafios e acima de tudo, é possível superar o negativismo daqueles que torcem contra ou trabalham para que a população não tenha orgulho daquilo que faz e cria.

Este foi um ano em que a inclusão, a inovação e a criatividade deram o tom dos desfiles da semana em comemoração à Independência do Brasil. Foi o ano em que a tradição foi mantida, mas os Araiosenses criaram novas formas de fazer e se livraram de preconceitos, de modelos mentais pouco evoluídos e de ideias previamente concebidas, paradigmas que somente atrapalham o desenvolvimento e criam barreiras para a verdadeira independência, aquela que resulta da libertação de pensamentos e de atitudes negativas.

sete-de-setembro7

É claro que não podemos deixar de lembrar a disposição da Prefeita Valéria do Manim para acompanhar cada desfile e ao contrário de muitos governantes que se posicionam em um palanque e ficam esperando ser reverenciados, a Prefeita também inovou e se posicionou em terra firme, andando ao lado dos pelotões ao mesmo tempo em que era abraçada carinhosamente pela população e posava para inúmeras fotos de modo a atender ao desejo dos Araiosenses de registrar cada momento ao seu lado.

O ano de 2013 nos presenteou com motivos agradáveis, bonitos e com um 07 de setembro que ficará nas lembranças de todos aqueles que viram neste momento uma oportunidade para viver o civismo e resgatar as raízes históricas.

Com informações da SEMEA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *