Desfile estudantil do Dia da Raça em São Luís leva mensagem de paz aos cidadãos

desfile-dia-da-raça-sl1“A paz no mundo: uma conquista de todos nós” foi a temática desenvolvida, nesta quinta-feira (5), no tradicional desfile estudantil em comemoração ao Dia da Raça, organizado pelo Governo do Estado. Participaram cerca de 8.000 alunos de escolas da rede pública estadual, que passaram pela Avenida Vitorino Freire levando alegria e lições de cidadania à população que acompanhou a apresentação.

O evento foi aberto pelo secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes Ribeiro; pelo secretário-adjunto das Unidades Regionais de Educação, Tadeu Lima; e pelo gestor de atividades meio da Seduc, Pedro Barbosa, que hastearam as bandeiras nos pavilhões Nacional, Estadual e Municipal, respectivamente.

Participaram do hasteamento dos pavilhões os estudantes Deivisson Lopes e Karina Fernandes, da Escola Modelo Benedito Leite; e Ilma Moraes, do Complexo Educacional Governador Edson Lobão (Cegel). Ao som do Hino Nacional Brasileiro, que foi entoado pela banda marcial do 24º Batalhão de Caçadores, foi iniciado o desfile pegando a paz e a defesa dos direitos humanos.

“O tema desse ano é muito especial. Em tempos de tanta violência e desumanidade, lembrar a paz como direito, conquista e obrigação de todos nós é importante na efetividade da cidadania”, declarou o secretário Pedro Fernandes.

Abrindo o momento cívico, a Escola Modelo Benedito Leite desfilou abordando os direitos do Homem e do Cidadão, trazendo coreografias e mensagens remetendo à conquista dos direitos.

O vice-governador do Estado do Maranhão, Washington Oliveira, ressaltou o caráter cívico da festividade. “A juventude está fazendo um belo desfile, lembrando a todos nós a importância da garantia do direito à paz, na construção de uma sociedade melhor. Tudo isso com muita garra e alegria”, destacou.

Momento emocionante do desfile, a passagem dos alunos da educação especial levantou o público com o exemplo de superação e compromisso dos alunos. Defendendo o tema Paz na terra, os participantes arrancaram aplausos de familiares e pessoas da comunidade que acompanharam a apresentação. “Trazer os alunos, sobretudo os especiais, à avenida é uma emoção indescritível. É lembrar que o amor, a dedicação e o cuidado são fundamentais à integração social”. Disse o professor Neto Martins, do Centro Integrado de Educação Especial Padre João Mohana.

O comandante do 24º Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro, tenente-coronel de Infantaria Heber Costa, destacou a importância da realização do evento cívico. “É uma grande alegria presenciar a festa organizada pela Seduc, lembrando, na abertura das comemorações da semana da Pátria, a importância da paz e dos direitos humanos como uma conquista e direito de todos os cidadãos”.

A Constituição Cidadã de 1988, direitos fundamentais à educação, saúde, liberdade de expressão e manifestação da fé, moradia, segurança social, lazer, nacionalidade, trabalho digno e a Declaração Universal dos Direitos Humanos, também foram apresentados pelos 42 pelotões que se apresentaram na Avenida Vitorino Freire.

O desfile foi encerrando com a apresentação dos estudantes da Escola Militar 2 de Julho, homenageando grandes promovedores da paz em todo o mundo como Martin Luther King, Madre Teresa de Calcutá e Chico Xavier.

desfile-dia-da-raça-sl2

desfile-dia-da-raça-sl3

Estudantes da rede estadual de ensino levam para o desfile cívico mensagem de paz e o respeito aos direitos humanos – Fotos/Lauro Vasconcelos e Orcenil Jr 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *