Informe DS – Marcos Caldas pressente dificuldades para se reeleger

O deputado Marcos Caldas que tem sua base política em Brejo, mas tem seus tentáculos políticos espalhados por toda a região do Baixo Parnaíba está preocupado pela grande quantidade de candidatos que pretendem disputar um mandato de deputado estadual nas eleições do ano que vem.

Com quem tem conversado ele mostra uma lista encabeçada por Neto Carvalho, prefeito de Magalhães de Almeida; Luciana Trinta, ex-prefeita de Araioses; Joãozinho do Curiolando, ex-prefeito de Santana do Maranhão; Magno Bacelar (nota 10), deputado e ex-prefeito de Chapadinha; Júnior Marreca, ex-prefeito de Itapecuru e ex-presidente da FAMEM – Federação dos Municípios do Maranhão, ex-deputado Paulo Neto que quer voltar para a Assembleia e Manin Leal, ex-prefeito de Santa Quitéria e pai de Valéria Leal, atual prefeita de Araioses.

Caldas não está preocupado com o número de candidatos, pois sabe que eleição de deputado estadual é como de vereador onde são muitos os pretendentes e sim pelo poder de fogo que cada um dos citados representa. Ele argumenta que mesmo que um desses não seja candidato ele vai apoiar outro nome o que não diminui a dificuldade.

Vendo a situação por esse ângulo não temos como duvidar que o temor do deputado não tenha sentido. Se o quadro for esse mesmo, vamos ter uma eleição com muitos se dizendo representantes do Baixo Parnaíba e depois os que forem eleitos, como sempre se esquecerão da região.

 

Manin Leal talvez não seja candidato a nada nas eleições do ano que vem

Embora muitos digam o contrario, não é bom apostar que o ex-prefeito de Santa Quitéria, Manin Leal, seja mesmo candidato ao mandato de deputado estadual ou federal nas eleições do ano que vem.

Não que ela não tenha voto, grupo ou coragem para isso. Pelo contrário, caso decida disputar um desses mandatos é nome forte para ser eleito e merece respeito dos outros postulantes.

Ocorre que entre disputar um mandato e intermediar entendimentos para trazer benefícios para Araioses, Manin prefere essa última opção. Ele no caso não disputaria nenhum mandato, mas em contrapartida, só apoiaria outro nome que não o dele, se esse conseguir, antes das eleições, viabilizar vários projetos de convênios para construção de estradas, por exemplo, e outros serviços para o município de Araioses.

Se assim ocorrer Manin Leal vai está lutando pela reeleição de quem já exerce mandato. Max Barros seria um deles provavelmente.

Com esse desprendimento de Manin quem vai sair lucrando é povo de Araioses, não tenham dúvidas.

 

Perdeu o medo de avião?

Em São Luís, nos meios políticos, são fortes os comentários dando conta de que Remi Trinta vai disputar um mandato de deputado federal nas eleições do ano que vem.

Nada demais se essa for mesmo a sua intenção uma vez que já foi deputado federal por três mandatos. Ocorre que o ex-deputado alegou em 2006, quando tentou disputar um mandato de deputado estadual e teve seu registro de candidatura cassado pela Justiça, de que fazia aquilo por ter medo de viajar de avião.

Remi que ainda responde a muitos processos, foi protagonista de uma cena deprimente em um avião quando viajava de São Luís para Brasília em 1º de janeiro de 2009. Na ocasião ele muito bêbado ofendeu um comissário de bordo chamando-o de preto safado.

O fato custou caro para o ex-deputado, pois a PF meteu-lhe as “pulseiras” de aço nos pulsos e o manteve preso até a meia-noite daquele domingo. No entanto, como ele ia tomar posse na segunda, acabou sendo solto sob custódia da Mesa Diretora.

Pelo jeito perdeu o medo de viajar de avião ou não quer disputar a mesma vaga (deputado estadual) que sua companheira Luciana Trinta vai disputar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *