REUNIÃO DE RESULTADOS MENSAIS – SEMEA

Embora exista uma assertiva no meio público de que gerenciar instituições públicas é diferente do que é feito nas organizações privadas, a Secretária de Educação Jaqueline Pimentel vem tentando imprimir um outro ritmo na Secretaria de Educação de Araioses – SEMEA. Formada em Administração e com um currículo em que pontua também como educadora e pesquisadora, ao longo dos oito meses em que está à frente da SEMEA o ritmo tem sido de uma gestão em que estão presentes as mais modernas técnicas e ferramentas de planejamento, organização, liderança e controle.

Com uma equipe bem dimensionada, embora considerada pequena para os padrões públicos, e um direcionamento com foco em resultados, Araioses tem hoje uma Secretaria que não deixa nada a desejar nos quesitos padronização, sistematização e controle.

O que tem sido visto é uma Secretaria em que todas as partes envolvidas possuem clareza de propósitos e buscam atingir a excelência no que fazem.

Uma das boas práticas implantadas nesta gestão é a reunião mensal de resultados, momento em que os gestores das 79 escolas de Araioses se reúnem com a Secretária para apresentarem os seus indicadores, ouvirem sugestões de melhorias e absorverem novos conhecimentos, a partir da troca de experiências.

reuniao-de-resultados-1

Entre os indicadores apresentados estão: faltas de professores e alunos; evolução de notas por ano do ensino; número de ações desenvolvidas e participação dos pais nas reuniões realizadas na escola. Além dos indicadores também são apresentados os cenários de cada unidade Escolar, tais como: oportunidades de melhorias, dificuldades do período e ações futuras.

Um ponto sempre observado pela Secretária é que não precisamos dominar tudo, mas temos que ter motivos para apreender conhecimentos que contribuam para o nosso desempenho profissional.

E aprender para melhorar tem sido um dos motes do novo modelo de fazer gestão implantado na SEMEA.

reuniao-de-resultados-2

Com informações da SEMEA

1 pensou em “REUNIÃO DE RESULTADOS MENSAIS – SEMEA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *