Inscrições para cursos tecnólogos a distância no vestibular tradicional da UEMA

Mesmo com duração menor, curso vale como graduação de nível superior

As inscrições para o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes) 2014 da Universidade Estadual do Maranhão iniciaram dia 15 de julho e se estendem até 09 de agosto. O vestibular seleciona candidatos para cursos de graduação (modalidade presencial) e tecnólogos, considerados também de nível superior. Ao todo, são oferecidas 3.544 vagas.

Nesse ano, a Universidade abre vagas também para cursos tecnólogos a distância. Serão eles: Tecnologia em Gestão Comercial e em Segurança do Trabalho. Serão 390 vagas distribuídas nas cidades de Bacabal (Gestão Comercial), Pedreiras (Gestão Comercial), Lago da Pedra (Gestão Comercial), Zé Doca (Gestão Comercial), Itapecuru-Mirim (Gestão Comercial), Colinas (Gestão Comercial), São João dos Patos (Segurança do Trabalho), Codó (Segurança do Trabalho), Coelho Neto (Gestão Comercial), Pinheiro (Segurança do Trabalho), Presidente Dutra (Gestão Comercial), Coroatá (Segurança do Trabalho) e Barra do Corda (Segurança do Trabalho).

A primeira etapa do processo seletivo acontece dia 06 de outubro (com 80 questões objetivas de múltipla escolha, abrangendo conteúdos referentes às disciplinas das três séries do ensino médio) e a segunda em 03 de novembro (16 questões analítico-discursivas de duas disciplinas específicas por curso e a prova de produção textual).

 

Cursos Técnicos X Cursos Tecnólogos

Existe, hoje, uma enorme dúvida sobre a diferença entre um curso técnico e um tecnólogo. Muitas pessoas confundem esses ensinos. Então, entenda a diferença entre as duas modalidades.

O Técnico é um curso de nível médio, ou seja, você pode fazer antes de terminar o ensino médio.  Ele costuma durar de 1 a 2 anos e capacita o aluno a trabalhar em diversas áreas do setor produtivo.

Já o Tecnólogo é um curso superior de tecnologia, ou seja, você só pode fazer depois que terminar o ensino médio. As disciplinas são mais flexíveis do que a faculdade tradicional, porque se ajustam à demanda do mercado. Mas, a diferença maior é que o tecnólogo dá título de curso superior, dando a oportunidade de o estudante fazer, ao término, uma especialização ou mestrado.

Saiba mais sobre os cursos oferecidos

Tecnologia em Gestão Comercial – O curso visa à formação de um profissional focado nas transações comerciais, atendendo diversas formas de intervenção referentes ao setor comercial. São relevantes nesse sentido o conhecimento das condições de viabilidade econômica, financeira a tributária, bem como os instrumentos de relacionamento com o cliente, os princípios da qualidade e o planejamento.

Tecnologia em Segurança do Trabalho – O objetivo do curso é formar profissionais com competência técnica e científica, éticos, comprometidos com a constante busca por excelência e plenamente capacitados para atuar na preservação da saúde do trabalhador. Esse profissional tem um leque de opções amplo e diversificado para atuação: empresas e instituições industriais, construção civil, mineração, produção e distribuição de energia, petróleo e gás, entre outras empresas.

Para mais informações entre em contato pelos telefones (98) 3245 1102 e 3245 2756 ou pelo endereço eletrônico www.vestibular.uema.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *