Segundo dia da Conferência aprovação de propostas e eleição de delegados

Uma a uma das propostas foram analisadas e aprovadas na plenária.

Uma a uma das propostas foram analisadas e aprovadas na plenária.

Teve continuidade hoje (28) pela manhã, a Conferência Maranhense de Educação na Unidade Integrada Expedito Baquil, no povoado Comum, em Tutóia. Hoje foram levadas a plenária todas as propostas que foram aprovadas nos trabalhos de estudo que foram divididos em sete eixos por equipes de representantes dos sete municípios da região realizados ontem.

A professora Caroline de São Bernardo teve atuação destacada.

A professora Caroline de São Bernardo teve atuação destacada.

Os temas dos debates abordaram:

EIXO I – PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO: ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO;

EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS;

EIXO III- EDUCAÇÃO, TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA SAÚDE, MEIO AMBIENTE;

EIXO IV – QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO, PERMANÊNCIA, AVALIAÇÃO, CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGEM;

EIXO V – GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL;

EIXO VI – VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS: FORMAÇÃO, REMUNERAÇÃO, CARREIRA E CONDIÇÕES DE TRABALHO;

EIXO VII – FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO, GESTÃO, TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL DOS RECURSOS.

professor Santa Cruz (Santana do Maranhão) e Jaqueline Carneiro, secretária de educação de Araioses  defenderam alterações das propostas do Eixo VI.

Professor Santa Cruz (Santana do Maranhão) e Jaqueline Carneiro, secretária de educação de Araioses, defenderam alterações das propostas do Eixo VI.

Ontem, na abertura dos trabalhos, o secretário de Estado Pedro Fernandes disse que “somente com educação de qualidade poderemos construir uma sociedade melhor e mais justa”. Ele defendeu o debate democrático com a comunidade nas conferências sobre propostas e soluções, a fim de construir coletivamente um novo modelo de educação.

Uma a uma as proposições aprovadas ontem foram defendidas pelo relator de cada grupo dando a oportunidade da plenária aprovar como estavam ou fazer emendas. Foram horas de pleno exercício da democracia e empenho que objetiva melhorar a qualidade do ensino maranhense.

Mais uma vez Araioses se fez presente e deu sua contribuição nos debates, onde Jaqueline carneiro, secretária de educação de Araioses, com extraordinária competência soube colocar e defender propostas que, se aceitas, vão contribuir para melhorar o nível do ensino nas cidades maranhenses, como é o caso de Araioses. Todas as propostas que foram aprovadas hoje serão levadas para a conferência estadual, que as aprova como estão, ou faz mais emendas e só depois é que serão finalizadas na Conferência Nacional.

O propósito dessas conferências é que “a partir do diagnóstico construído pelo Governo do Estado, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e Ministério da Educação (MEC), a estratégia para modernizar a educação maranhense está focada na melhoria do nível de aprendizado, na universalização do ensino médio, no combate ao analfabetismo e no trabalho para institucionalizar o regime de colaboração entre União, Estado e municípios”.

Na última parte da Conferência, já na parte de tarde, foram eleitos os delegados a Conferência Estadual e depois os conferencistas foram brindados com “Dança da Peneira” por um grupo de folclore local. Ontem, outro grupo, o Caroço Renovação, se apresentou fazendo um belo espetáculo com a “Dança do Caroço”, uma típica manifestação cultural de Tutóia.

A "Dança da Peneira" contagiou os conferencistas.

A “Dança da Peneira” contagiou os conferencistas.

Vale destacar não só a presença no local, mas também toda a estrutura e apoio que foi dado aos conferencistas por Raimundo Nonato Abraão Baquil – o Diringa, prefeito de Tutóia.

conferencia-tutoia5

Milena, Ilana, Bibi Xavier, Conceição, Dadá Coutinho, Jaqueline Carneiro  Elson Coutinho, Mayara Araújo e Daby Santos – a galera de Araioses.

conferencia-tutoia1

Nayre, Teynha, Neire e Carmen – professora do Colégio São José de Tutóia.  

conferencia-tutoia6

conferencia-tutoia7

Na foto de cima: vereador Elson Coutinho e a professora Mayara Araújo; na debaixo: Mayara Araújo e Elias Filho ( professor em Água Doce) e Elson  e seu pai Dadá Coutinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *