Nova lei institui prazo de 60 dias para tratamento de pacientes com câncer

Maranhão terá dificuldade de cumprí-la, pois faltam centros especializados.

Além disso, o número de profissionais é pequeno e o de pacientes grande.

Do G1 MA, com informações da TV Mirante

a142bfd77e5c63a016a597142c900c63a516e76bMaranhão pode ter dificuldades para cumprir a nova lei sobre o tratamento de pacientes com câncer. De acordo com a lei, após o diagnóstico da doença, o tratamento deve ser iniciado em, no máximo, 60 dias. Mas, segundo os profissionais de saúde do estado,  faltam centros de atendimento e o número de especialistas é insuficiente.

A professora aposentada Jaci Dias descobriu um linfoma em outubro de 2010, mas o início do tratamento só veio cinco meses depois. Agora, está na ultima sessão de quimioterapia. “Fui fazer todos os exames, fui operada, depois foi fazer a biópsia e demais procedimentos para fazer o tratamento”, conta.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o Maranhão tinha mais de seis mil casos de câncer registrados até 2012. E muitos passaram meses na fila de espera para identificar a doença. Para os especialistas, a demora no diagnóstico se deve à alta demanda. Só que uma decisão do governo federal pretende diminuir o tempo de espera.

A lei que assegura ao paciente com câncer o início do atendimento em até 60 dias foi aprovada semana passada, mas, aqui no Maranhão a espera deve ser maior. Isso porque o Estado tem apenas três centros de tratamento da doença.

O Hospital Aldenora Belo é um deles. O único que faz radioterapia. No Tarquínio Lopes, o Hospital Geral, entre janeiro e abril deste ano foram realizadas 128 cirurgias. No mesmo período foram mais de 1.200 sessões de quimioterapia. Para o oncologista Rodrigo Lopes, quetrabalha na unidade, o Maranhão não tem condições de cumprir o prazo do Ministério da Saúde.

“Primeiro pela falta de centros especializados em número adequado, segundo pela falta de profissionais e terceiro pelo número muito grande de pacientes que nós temos hoje. Acho pouco provável que essa lei de 60 dias possa ser cumprida de maneira adequada”, explicou o cirurgião oncologista Rodrigo Lopes.

Como forma de cumprir com a lei dos 60 dias, a Secretaria de Estado da Saúde pretende criar um centro especializado no tratamento de câncer na capital. A previsão é de que o centro comece a funcionar ainda este ano.

“Estamos planejando as ações de forma regional, o que significa que em cada região de saúde nós temos as células, que são os municípios. A partir da região de saúde esses casos serão regulados a São Luís”, explicou José Márcio Leite, secretário adjunto de Saúde do Estado.

São Luís tem apenas oito médicos que fazem cirurgias oncológicas e quatro radioterapeutas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *