Municípios do Baixo Parnaíba discutem melhorias para o sistema educacional

Secretário Pedro Fernandes fala aos participantes da Conferência de Educação em Tutóia Foto/Lauro Vasconcelos

Secretário Pedro Fernandes fala aos participantes da Conferência de Educação em Tutóia Foto/Lauro Vasconcelos

Ao abrir uma nova rodada das Conferências Intermunicipais de Educação (Comae), nesta segunda-feira (27), em Tutóia e Chapadinha – que integram a Unidade Regional do Baixo Parnaíba, o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes Ribeiro, destacou que a educação é um dever e uma política do Estado, mas é necessária a parceria da sociedade para avançar na construção da melhoria do sistema educacional brasileiro. Ele convocou os prefeitos a fecharem o Plano de Ações Articuladas (PAR) até o dia 31, a fim de que tenham acesso aos recursos do FNDE.

As conferências promovidas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Secretaria-Adjunta de Gestão Institucional (Sagi), em conjunto com o Fórum Estadual de Educação (FEE), tiveram a participação de gestores, professores, prefeitos e representantes de diversos segmentos sociais de Mata Roma, Anapurus, Brejo, Milagres do Maranhão, Santa Quitéria do Maranhão, São Bernardo, Magalhães de Almeida, Santana do Maranhão, Araioses, Água Doce, Paulino Neves e Buriti.

Luis Fernando A. Silva – Secretário Adjunto Educação do Maranhão Secretária de Educação de Araioses Jaqueline Carneiro e o secretário de Estado de Educação, deputado Pedro Fernandes - Foto/Daby Santos

Luis Fernando A. Silva – Secretário Adjunto Educação do Maranhão Secretária de Educação de Araioses Jaqueline Carneiro e o secretário de Estado de Educação, deputado Pedro Fernandes – Foto/Daby Santos

Pela manhã, ao participar da 24ª Conferência na Unidade Integrada Expedito Baquil, no povoado Comum, em Tutóia, Pedro Fernandes disse que “somente com educação de qualidade poderemos construir uma sociedade melhor e mais justa”. Ele defendeu o debate democrático com a comunidade nas conferências sobre propostas e soluções, a fim de construir coletivamente um novo modelo de educação.

O secretário ressaltou que a Seduc, a partir de um diagnóstico sobre a educação maranhense, definiu pela implantação do projeto de planejamento estratégico, de curto, médio e longo prazo. Segundo ele, o planejamento está focado em quatro eixos que visam melhorar os indicadores educacionais do Estado. “Erradicar o índice de 19,1% de analfabetismo é uma das prioridades do governo Roseana Sarney”, disse.

A partir do diagnóstico construído pelo Governo do Estado, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e Ministério da Educação (MEC), a estratégia para modernizar a educação maranhense está focada na melhoria do nível de aprendizado, na universalização do ensino médio, no combate ao analfabetismo e no trabalho para institucionalizar o regime de colaboração entre União, Estado e municípios.

Conferência de Chapadinha reuniu prefeitos, secretários, professores, gestores educacionais e sociedade civil Foto/Lauro Vasconcelos

Conferência de Chapadinha reuniu prefeitos, secretários, professores, gestores educacionais e sociedade civil Foto/Lauro Vasconcelos

Chapadinha

Durante a conferência realizada à tarde na Faculdade Baixo Parnaíba, em Chapadinha, Pedro Fernandes destacou que os avanços no sistema educacional, também, devem experimentar o processo de mediação tecnológica, que será implantado este ano, pela Seduc. Segundo ele, o projeto maranhense se consolidou como experiência exitosa em outros Estados e agora vai ser operacionalizado no Maranhão.

O secretário voltou a defender a construção de um novo modelo de escola inovadora para a formação dos jovens maranhenses e reafirmou que a conferência tem como meta aproximar a Seduc das salas de aula e ofertar ensino de qualidade como política de Estado. “Precisamos urgentemente melhorar o nível de aprendizado dos alunos da rede estadual de ensino”, afirmou.

De acordo com o secretário-adjunto de Gestão Institucional da Seduc e presidente do Fórum Estadual de Educação, Fernando Silva, ao participar das conferências intermunicipais realizadas em Tutóia e Chapadinha, na Região do Baixo Parnaíba, as conferências servem para discutir e conectar a elaboração do Plano Estadual de Educação, que será construído a por meio do diálogo direto do poder público com a sociedade civil organizada, sobre temas como a participação popular, cooperação federativa e o regime de colaboração na elaboração do PEE.

Ele destacou que a governadora Roseana Sarney determinou a realização de debate envolvendo diversas parcerias para que a política de educação se consolide como política de Estado.

Na avaliação do gestor da URE, Jânio Rocha Ayres Teles, a realização das conferências em Tutóia e Chapadinha estreitou os laços com a administração central da Seduc e possibilitou a abertura de um olhar mais atento da secretaria para a melhoria da educação na região.

Ele reconhece que os indicadores educacionais dos municípios da região são frágeis, mas a conferência será transformada em um canal para apresentar problemas e buscar soluções, como propõe a Seduc. Ao falar sobre o sucesso dos dois eventos, Jânio Ayres destacou o interesse e a parceria fundamental dos prefeitos, particularmente de Tutóia e Chapadinha.

Para a prefeita de Urbano Santos, Iracema Vale, o Plano Nacional de Educação e a construção da conferência estadual de educação são fundamentais para o desenvolvimento dos municípios. “A participação da sociedade no espaço democrático de políticas publicas da educação maranhense é fundamental”, salientou.

Comitiva de Araioses

Araioses se fez presente a Conferência Maranhense de Educação (Comae) realizada hoje em Tutóia. Jaqueline Carneiro, secretária de Educação, Dada Coutinho, secretário de Turismo, DabySsantos, secretário de comunicação, os vereadores Elson Coutinho e Alex do Giquiri, ale de professores e alunos participaram ativamente do encontro defendendo ideias que possam melhorar não só a educação do estado mas os aspectos que podem beneficiar o ensino araiosense.

Amanhã, segundo e último dia do encontro serão aprovadas as propostas e a equipe de Araioses estará presente. A prefeita Valéria Leal estava sendo aguardada lá, mas teve que ir a São Luís participar do I Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Norte e Nordeste, que teve início nesta segunda-feira (27), no Rio Poty Hotel.

coferencia-maranhense-educação-4

 Comitiva de Araioses: vereador Alex do Giquiri, Daby Santos (secretário de comunicação), Dadá Coutinho (secretário de turismo), vereador Elson Coutinho, professora Maria de Jesus (Tutóia), Jaqueline Carneiro (secretária de educação  e professora Conceição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *