1ª Semana de Literatura em escola de João Peres

semana-literatura-mc1

O desejo de Jaqueline Carneiro, secretária de educação do município de Araioses é que num tempo não tão longe os resultados positivos da sua pasta sejam fatos concretos, contrariando a infeliz sina da educação de má qualidade que tem sido posta em práticas pelos gestores que a antecederam.

semana-literatura-mc4Ela tem cobrado de seus comandados atitudes. Ela quer tirar Araioses do fim da fila na hora de se avaliar a qualidade do ensino que está sendo dado aos nossos estudantes. É um grande desafio que envolve todos: gestores, professores, pais e alunos.

Ela vem acompanhando de perto o que se passa nas escolas. Vem acompanhando o desempenho dos professores e diretores na condução da educação araiosense. Não conhecemos o trabalho de todas, mas o que está ocorrendo na Unidade Escolar Marcondes Caldas, em João Peres, distante 6 km do centro de Araioses, sinaliza de forma bem clara, que lá a educação é para valer e os resultados positivos já estão aparecendo.

semana-literatura-mc2

Semana passada, dos dias 15 a 19 de abril a Escola promoveu a 1ª Semana de Literatura, onde inúmeras atividades foram realizadas. Literatura, teatro, dança, capoeira e comidas típicas entre outras só enriqueceram o trabalho pedagógico que se desenvolve naquela escola.

Vale destacar nesse trabalho a equipe de professores, agentes administrativos, auxiliares operacionais, vigias e outros servidores liderados pelo diretor da escola, professor Lindon Jonhson Lira de Souza.

A fotos feitas no Farol da Educação e Biblioteca Humberto de Campos foram feitas pelo fotógrafo Francisco Souza.

semana-literatura-mc3

Abaixo um resumo das atividades da 1ª Semana de Literatura realizada na U. E. Marcondes Caldas, em João Peres:

Jaqueline Carneiro, secretária de educação esteve na abertura da 1ª Semana de Literatura do Marcondes Caldas.

Jaqueline Carneiro, secretária de educação esteve na abertura da 1ª Semana de Literatura do Marcondes Caldas.

Dia 15 – Abertura com alunos e professores cantando o Hino Nacional e logo em seguida o professor Lindon Jonhson Lira de Souza, diretor da escola fez uma fala sobre a importância do evento. Presente também a secretária de educação Jaqueline Pimentel Dias Carneiro.

Logo depois a professora Icléia das turmas do 6º A e 6º B trouxe seus alunos para apresentar o trabalho de leitura desenvolvido em sala através de contos e dramatizações.

Dia 16 – Foi trabalhado pela professora Socorro Xavier as turmas do 6° C e D, mostrando várias formas de se trabalhar leitura, através de jogos de palavras, formação de palavras e dinâmicas.

Dia 17- Foi dado continuidade a programação com a professora Célia Galiano das turmas 6° E e 7°, mostrando outras formas de se trabalhar leitura através de poesias feitas pelos próprios alunos, confecções de livros, cordões de leitura, cartazes e músicas.

Dia 18 – Dando continuidade a semana de literatura, a escola levou as turmas para fazer uma visita ao Farol da Educação e a Biblioteca Humberto de Campos na cidade de Araioses com o objetivo de mostrar a importância dos livros no nosso dia-a-dia.

Dia 19 – Conclusão dos trabalhos da Semana da Literatura com apresentação pelos alunos de danças, poesias e dramatização. Também foi aproveitada a oportunidade para se comemorar o Dia do Índio e houve também a participação do Grupo de Capoeiras da Comunidade. Em seguida festa para todos e ao final foi servido comidas típicas como: bolo de milho, tapioca e cuscuz. Não faltou na mesas as frutas: melancia, banana, dentre outras.

O projeto – 1ª Semana de Literatura – na Unidade Escolar Marcondes Caldas, em João Peres foi realizado com todas as turmas da escola do 6º ao 9º período com a participação e organização dos professores, do diretor, dos agentes administrativos, vigias, zeladores. 

semana-literatura-mc5

semana-literatura-mc6

semana-literatura-mc8

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *