Detran entrega 50 etilômetros para a Polícia Militar

Major Luiz Paiva recebeu os bafômetros do coordenador Roberval Lopes

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão, por meio da Coordenação de Educação para o Trânsito, entregou, na manhã desta sexta-feira (30/11), 50 etilômetros para o comando da Polícia Militar do Maranhão.

O ato aconteceu na sede do departamento na Vila Palmeira, e contou com a presença do coordenador do setor de Educação para o trânsito, Roberval Lopes, que representou no ato o Diretor Geral do Detran-MA, Flávio Trindade Jerônimo, além de funcionários do setor e o major da PM, Luiz Henrique dos Santos Paiva, chefe do setor de Patrimônio do Comando geral, e o policial militar da área ambiental, Vaudeville.

Os kits seguirão para a sede do Comando Geral, onde, já na segunda-feira, dia 03 de dezembro, serão distribuídos para a capital e demais interiores, dessa forma, possibilitando os batalhões intensificarem as operações da lei seca, quando constatarem as condições anormais dos motoristas.

De acordo com Roberval Lopes, ?os aparelhos foram medidos pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM/SP), e foram entregues ao comando da PM a fim de facilitar o trabalho de fiscalização da Polícia em todo o Estado?.

Os etilômetros, popularmente conhecidos como ?bafômetros?, medem a concentração de etanol (álcool) por meio da análise de ar pulmonar expirado pela boca de um indivíduo e devem ser usados nas fiscalizações das festas de final de ano das grandes cidades do Estado .

De acordo com a lei nº. 11.705, de 19 de junho de 2008, o motorista quando submetido ao teste do bafômetro, estará passível de multa de R$ 955 e suspensão de habilitação, se o resultado estiver acima de 0,1 mg de etanol por litro de ar expelido. Já os motoristas flagrados com uma dosagem superior a 0,3 mg de álcool por litro de ar expelido no bafômetro, respondem criminalmente. A pena nesse caso pode variar de seis meses a três anos de prisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *