A intenção não foi criticar os bons policiais

Recebi um e-mail do Investigador de Polícia Junior Reis, que tenho em conta como um policial que honra a Polícia Civil, da qual faz parte de seus quadros queixando-se, com razão no que tange a sua pessoa, que não fui justo ao publicar umas notícias (reveja) sobre a prisão de traficantes em outros municípios do Maranhão, dando a entender que em Araioses a polícia faz corpo mole ou não existiria traficantes na cidade.

Tenho acompanhado o trabalho de Junior Reis em Araioses e quero deixar bem claro que minhas colocações não têm nada a ver com sua conduta que repito: do que sei é exemplar. Porém, o mesmo não posso dizer de todos e nesses todos me refiro aos que usam farda, os policiais militares que não cabe no momento me detalhar sobre um ou outro, se a própria população os conhece muito bem, ou pelo menos bem o suficiente para ter um conceito sobre eles.

Como em todos os seguimentos, na polícia seja civil, militar ou federal  tem os bons e os maus policiais. Em Araioses infelizmente, mesmo com um pequeno número não vai ser difícil encontrar quem está na contra mão de suas funções.

Citar nomes não vou fazer aqui e não farei para qualquer um, pois tenho em mente viver ainda um punhado de anos e creio que minha vida pode ser ainda, por esse tempo que me resta, útil a sociedade já que pretendo continuar colocando-a como instrumento do bem a serviço de todos.

Mas, Junior Reis está coberto de razão no que diz respeito a total falta de condições das polícias tanto civil, como militar fazerem seus trabalhos em Araioses. Falta tudo! Não tem policiais suficientes, não tem estrutura como equipamentos de investigação, nem viaturas e nem armamentos.

É uma vergonha o que ocorre em Araioses, onde a onda de violência, como assaltos a mão armada, cada vez aumentam mais e não termos policiamento a altura para tentar impedir esses crimes, que deixam a população cada vez mais assustada e insegura.

Hoje (30) o comercio de Idenil Coutinho em João Peres foi assaltado. Os detalhes darei amanhã em reportagem sobre o assunto.

Porém, sobre o tráfico de drogas, eu não acredito que tenhamos na cidade apenas “aviões” que levam droga a um ou outro viciado. Tem coisa mais pesada infelizmente e se não houver uma ação radical das autoridades sobre o assunto a coisa pode ficar fora de controle se é que já não está.

A droga que domina a mente dos viciados na cidade é o crack, que é considerado fim de linha para quem entra no mundo das drogas. O viciado em crack é capaz de fazer qualquer coisa para tê-lo. Não vou ficar surpreso se após uma ação da polícia que termine pondo a mão nesses assaltantes não descobrir a ligação deles com o consumo dessa droga maldita.

Não tive a intenção de atingir ou criticar os bons policiais de Araioses seja civil ou militar porque sei que eles existem e sim os bandidos que usam fardas, ganham nosso dinheiro e não estão do nosso lado.

Sei que eles existem em Araioses e os bons policiais sabem também.

 

Abaixo e-mail de Junior Reis:

Sr. Daby Santos,

Sou leitor do seu Blog e o tenho como o principal meio de informação da nossa cidade de Araioses. É de muita qualidade suas matérias e de muita relevância para sociedade Araiosense manter-se informada. No entanto, acredito que, principalmente em relação às informações relativas as ações dos órgãos públicos, o nobre jornalista deveria verificar com os servidores competentes, a situação real dos acontecimentos.

Venho aqui escrever essas palavras em resposta a uma matéria publicada em seu blog, no dia 25 de outubro do corrente ano, onde o Senhor cita a ação da polícia prendendo traficantes em outros municípios do Estado e faz um comentário insinuando que em Araioses a polícia ou não faz nada ou não existem traficantes para prender. A nossa cidade é de pequeno porte e por conta disso não possuímos uma estrutura policial como se têm nessas cidades citadas na sua matéria, onde existem equipes de policiais à paisanas apenas para investigar o tráfico com toda estrutura como carro descaracterizado e verba para facilitar nessa missão que se estende, às vezes, pela madrugada e  fins de semana.

Venho, por conta disso, comunicá-lo, que a polícia de Araioses, apesar das dificuldades de falta de homens e de estrutura, tem sim efetuado medidas para combater o tráfico em nossa cidade. Recentemente foi preso o nacional André Junior em uma boca de fumo de propriedade do indivíduo conhecido por “Garoto”, que atualmente encontra-se foragido, onde além de drogas foram encontrados objetos furtados. Também foi preso, há três meses atrás, o indivíduo conhecido como Herbert, que além de tráfico responde por assalto e hoje encontra-se custodiado na penitenciária de Pedrinhas em São Luis. Também foi preso o indivíduo Rogério, que mantinha uma boca de fumo nessa cidade, e que ao evadir-se da tentativa da polícia local em prendê-lo, acabou sendo capturado na cidade de Parnaíba com as drogas que levara consigo de Araioses. Também está preso por tráfico o indivíduo Alan, além dos muitos outros que hoje já se encontram soltos por força de decisão judicial.

Atualmente em Araioses, inexistem os “grandes traficantes”, mas infelizmente ainda existem os chamados “aviões do tráfico”, que vendem poucas quantidades de drogas, o que dificulta ainda mais a sua prisão devido argumentarem que são apenas usuários e assim se fazem soltos pelos meios legais.

Quero reiterar que a polícia de Araioses permanece em vigília, na tentativa de sempre tirar de circulação da sociedade indivíduos que queiram usar da sua liberdade individual para cometer crimes que prejudicam a sociedade como um todo. Também precisamos muito do apoio da sociedade nesse combate, pois as informações prestadas de forma anônima são de extrema importância para a efetuação dessas prisões deixando a polícia sempre  um passo à frente desses bandidos.

Venho também deixá-lo à vontade sempre que desejar obter informações  em relação aos fatos criminais da nossa cidade, podendo nos procurar na Delegacia de Polícia Civil Local.

Junior Reis
Investigador de Polícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *