Sedes cria programa para facilitar inclusão de famílias de baixa renda em programas sociais

Busca Ativa é a ação direta desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes) para identificar e facilitar o acesso de pessoas de baixa renda a todos os programas sociais dos governos do Maranhão e federal. “Essa é uma estratégia eficaz para levarmos o Estado ao cidadão, nos mais longínquos municípios”, defende Fernando Fialho ao enfatizar que um dos grandes desafios do governo é assegurar cidadania aos que vivem à margem da sociedade.

Dessa forma, Fialho explica que estão sendo identificadas, localizadas e asseguradas as inclusões no Cadastro Único de todas as famílias que necessitam de encaminhamentos aos serviços disponibilizados pela Rede de Proteção Social. “É necessário o envolvimento e o compromisso de todos os atores para que este trabalho seja o mais profícuo possível”, refletiu.
Esse trabalho de parcerias iniciou com o envolvimento de 167 dos 217 municípios maranhenses em ação intersetorial das secretarias de Estado de Educação, Direitos Humanos e Cidadania, e Saúde na localização e inclusão no Cadastro Único e atualização cadastral do Programa Bolsa Família, de todas as famílias extremamente pobres, assim como o encaminhamento dessas famílias aos serviços de educação e rede de proteção social, incluindo o acesso ao Programa Viva Luz do Governo do Maranhão. (continue lendo aqui)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *