Yolani Linhares busca adesão para campanha de doação do salário dos futuros vereadores

Yolani Linhares esteve sexta-feira (24) no Cartório em Araioses para registrar o TERMO DE COMPROMISSO DE DOAÇÃO

A candidata a vereadora do município de Água Doce do Maranhão, Yolani Linhares, idealizadora da campanha “Vereador legal é aquele que doa o seu salário a quem precisa” pretende agora conseguir a adesão dos demais candidatos a vereadores do Estado do Maranhão.

Para que seja disseminada a campanha de forma mais rápida, Yolani Linhares vem pedindo a parceria dos meios de comunicação na divulgação do modelo do abaixo-assinado e do termo de compromisso a ser assinado e reconhecido em cartório pelos candidatos, como também, disponibilizará em seu facebook(Yolani Linhares) e no site www.vereadorsolidario.com.br, a ser criado especificamente para esse fim.

A postulante diz não está com demagogia, e muito menos levando uma novidade à população: ”Todos nós sabemos que a atividade dos vereadores nos municípios pequenos, se resume a no máximo quatro sessões por mês, com duração de até quatro horas, e isso quando tem quórum, o que totaliza 16 horas, ou seja, o vereador não cumpre em um mês a carga horária dada por um servidor em apenas um dia de trabalho”, afirma.

“Sabemos da importância do papel de um vereador para a construção de uma sociedade justa, mas receber mais que um servidor público que trabalha o mês inteiro, só por ter comparecido a quatro sessões para discutir assuntos que visam o crescimento do seu próprio município, para mim, é falta de civilidade do candidato que recebe e desperdício de dinheiro público por parte do nosso sistema político,” Diz Yolani Linhares.

Para Yolani, o mandato de vereador e um dever social que deve ser exercido por todo cidadão que queira contribuir com o futuro da sua cidade, e não como forma de garantir um emprego a custa do dinheiro do povo por quatro anos.

“Devemos lembrar que fomos nós que pedimos ao povo para ser vereador, com o único intuito de representá-los frente ao parlamento, então temos que ter a consciência de saber o que é justo e quando devemos abrir mão dele em benefício do povo, se fomos nós que pedimos não podemos cobrar por isso. E é com esse pensamento que peço aos amigos candidatos que doem os rendimentos da atividade da vereança, caso sejam eleitos, para as instituições filantrópicas dos seus municípios, dando assim, a sua contribuição na diminuição dos problemas sociais que tanto afligem os nossos munícipes.” Finaliza Yolani Linhares.

Um pouco de história

O Brasil é um dos poucos países do mundo que paga salário a vereadores, sendo que até 1977, somente os vereadores de capitais recebiam salários. Para fazer média com os políticos depois de ter fechado o Congresso, o general-presidente Ernesto Geisel estendeu o benefício aos demais vereadores, o que atualmente representa um impacto aos cofres públicos de quase 5 bilhões por ano.

Leia mais sobre o assunto:

Yolani Linhares convoca candidatos a vereador a registrarem em cartório a doação dos seus salários

Candidata propõe doação de salários dos vereadores

O blog abraçou a causa defendida por Yolani Linheres e para faciliatr a sua execução publica abaixo os modelos: Termo de Compromisso de Doação e do abaixo assinado ao movimento “Vereador legal é aquele que doa o seu salário a quem precisa”.

TERMO DE COMPROMISSO DE DOAÇÃO 

Eu, __________________________________, ____________, ________________, natural de _______________, inscrito(a) no CPF nº _________________ e RG ________________, candidato(a) a vereador(a) pelo Partido _____________________________, com o número ________, no município de Água Doce do Maranhão, comprometo-me a doar todos os rendimentos advindos da atividade da vereança, caso seja eleito(a), as instituições de amparo aos portadores de deficiência física e mental, de dependentes químicos, de tratamento de câncer, como também, a projetos sociais dos templos religiosos.

A referida doação ocorrerá através da transferência direta da Câmara Municipal, a(s) conta(s) bancária(s) da(s) instituição(ões) que tiver(em) o(s) projeto(s) indicado(s) pela comunidade, conforme autorização a ser encaminhada ao presidente da mesa diretora por este(a) candidato(a).

Comprometo-me ainda, a divulgar os valores doados a(s) instituição(ões) como forma de prestar contas com a população aguadocense.

Água Doce do Maranhão, ___ de __________ de 2012.

______________________________________

 

Abaixo Assinado ao MovimentoVereador legal é aquele que doa o seu salário a quem precisa”.

 Os abaixo-assinados são eleitores de __________________________ e participantes do Movimento “Vereador legal é aquele que doa o seu salário a quem precisa”, e conclamam aos candidatos a vereadores a integrarem o referido movimento, comprometendo-se em seus discursos, nos materiais impressos, e principalmente, registrando em cartório, a doação de todos os benefícios financeiros advindos da atividade da vereança, os quais deverão ser repassados diretamente pela Câmara Municipal ao projeto social indicado pelo detentor do cargo, sendo os mesmos restritos às instituições de amparo ao deficiente físico e mental, dependentes químicos e projetos sociais dos templos religiosos à população carente do nosso município.

Nome                                                                                          Nº do Título de Eleitor

______________________________________________      ___________________

______________________________________________      ___________________

______________________________________________      ___________________

______________________________________________      ___________________

______________________________________________      ___________________

______________________________________________      ___________________

______________________________________________      ___________________

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *