Bois prestam homenagem a São João nos Arraiais de São Luís

Quadrilha Formosinha do Sertão

Fé e devoção marcaram o dia de São João comemorado, no domingo (24), nos arraiais de São Luís. O santo católico que empresta o nome à uma da festa mais popular do estado foi homenageado pelos grupos folclóricos que se apresentaram na Praia Grande, Ceprama, Arraial da Lagoa, Vivas do Anjo da Guarda, Vila Embratel, Liberdade, Bairro de Fátima, Estiva e João Paulo. No Parque Folclórico da Vila Palmeira houve um cortejo que reuniu 70 grupos de bumba-meu-boi, cacuriá e tambor de crioula.

Todos os grupos prestaram suas homenagens passando em frente à imagem do santo, em um altar montado no parque pela Federação das Entidades Folclóricas e Culturais do Maranhão (Fefcema). “É a primeira vez que participo do cortejo, por isso estou muito emocionada. Quero repetir esse gesto outras vezes, se Deus me permitir”, desejou a brincante do Boi Brilho da Liberdade, Joana Pereira, que tem o nome feminino de João.

Para o morador da Vila Palmeira, Daniel Rosa Ferreira, o cortejo é um dos momentos mais aguardos durante todo o período junino no parque. “É bonito ver todos os grupos de bois e outras brincadeiras rodearem todo o parque para cumprir uma espécie de promessa”, disse.

O presidente da Fefcema, Paulo de Arauanda, explicou que o cortejo acontece todos os anos como forma de prestar um tributo ao santo. “Os grupos vêm, passam pelo altar, depois circulam todo o arraial fazendo muita festa e dançando”, relatou. Durante a passagem dos bois, a organização do parque providenciou uma queima de fotos de artifícios, muito apreciadas pelas crianças.

O pequeno Nadson, de 1 ano, foi levado pela mãe, Nayara Pereira, para acompanhar a romaria dos grupos juninos. “Sempre gostei de olhar o ritual, agora, trouxe meu filho para brincar e ver os fogos de artifícios explodindo no céu”, declarou.

Entre os grupos de bumba-meu-boi que fizeram parte do cortejo estavam os bois Milagre de Nazaré, Unidos da Conceição, Capricho do Povo, Mimoso de São João, Boi Mirim da Madre Deus, Boi Maracujá do Maracanã, Boi Milagre de São João (do município de Santa Inês), Boi Orgulho de Santa Clara e Boi Inhaúma de Matraca.

Cortejo na Vila Palmeira

Outros arraiais

Na Praia Grande, um dos primeiros grupos a se apresentar e saudar São João foi o Boi Mocidade Ribamarense. Logo depois foi a vez do cantor e compositor maranhense, Betto Pereira, que fez show no Canto da Cultura e lembrou a data a maranhenses e turistas. O artista trouxe no repertório a pura música popular maranhense para deleite de quem assistiu sua apresentação. Gosto muito das músicas do Betto, por isso que quando soube que ele iria estar no Centro Histórico fiz questão de vir para cá”, afirmou o administrador Cléber Marcio Ribeiro.

No Ceprama, o Boi de Cururupu de Eliézio, de sotaque de matraca, fez a saudação a São João. No momento da apresentação da brincadeira, caía uma chuva fina que não afastou nem brincantes e nem o público do arraial. Na Lagoa, o Boi de Coroatá (orquestra) fez menção ao nome do santo.

A programação do São João dos 400 anos” segue nesta segunda-feira (25) em todos os arraiais que recebem apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secma). A festança segue até o dia 29 nos Vivas e até o dia 30 na Praia Grande.

Com informações da Secom

Fotos/Antônio Martins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *