Presidente do TCE entrega lista dos fichas-sujas do Maranhão, Pedro Henrique e Neto Carvalho estão entre eles

Desde as primeiras horas da tarde de hoje (12) blogueiros do Maranhão inteiro estão divulgando a lista dos políticos fichas-sujas, que estão inelegíveis por oito anos, portanto fora das eleições de 7 de outubro. Pedro Henrique que teima em ser candidato teve todas as suas contas reprovadas é presença confirmada na lista.

Seu amigo João Cândido Carvalho Neto – Neto Carvalho – prefeito de Magalhães de Almeida também está fora. Suas contas de 2000, 2001 e 2003 não passaram pelo crivo do TCE nem pela Câmara Municipal. Eliomar Dias de Água Doce é outro que se não fosse reeleito também não ia a frete, pois é ficha sujíssima.  

De Água Doce também está enrolado João Almeida Pereira, o João Dico que Eliomar quer botar como vice de Joaquim Dentista. Situação muito difícil é a do vereador José Almeida Silva, Zé Caiçara, que está na lista dos fichas-sujas e tentou um recurso para anular uma decisão condenatória da Vara da Fazenda Pública e teve seu pedido indeferido hoje, pelo juiz José Jorge Figueiredo dos Anjos.

Essa turma vai continuar dizendo que serão candidatos, mas se a justiça for feita e a Lei cumprida estão fora para o bem dos eleitores de suas cidades.

Abaixo a matéria publicado no blog Djalma Rodrigues.

José Bernardo e Anildes Cruz, conselheiro Edmar Cutrim e procurador Marcílio Medeiros

Confira a lista clicando AQUI

A relação definitiva dos gestores públicos que tiveram suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas julgadas irregulares e/ou que receberam parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado pela desaprovação nos últimos 8 anos foi entregue na tarde desta terça-feira (12) pelo presidente do órgão, conselheiro Edmar Cutrim, aos desembargadores Anildes Cruz e José Bernardo (presidente e vice-presidente do TRE) e ao procurador regional eleitoral, Marcílio Medeiros.

Composta de 3 mil 215 processos, nela constam os nomes de cerca de 2 mil e 800 gestores. “Em cumprimento à missão constitucional legal desta Corte de Contas, é que vim até o Regional entregar esta lista. O trabalho de compilação de dados é difícil, demorado, mas o fizemos atentando para cumprir o prazo antecipadamente”, disse Cutrim durante o ato.

Ter as contas desaprovadas pelo TCE é uma das causas de inelegibilidade, explicou o procurador eleitoral. “Esta relação é uma das que embasa o pedido de impugnação pelo Ministério Público do registro de candidatura do candidato. O nosso prazo é de 5 dias para impugnar após a publicação do edital”, ratificou.

Número – em 2008 eram cerca de 1 mil e 200 gestores que estavam nesta situação. Em 2012, este número cresceu mais de 100%. Segundo o presidente do TCE, o órgão gostaria que não tivesse nenhum nome, mas ele acredita que devido à Lei estar mais rigorosa, este quadro vai mudar nos anos seguintes.

Para visualizar a lista completa, acesse o endereço eletrônico www.tre-ma.jus.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *