Problema de moradia leva famílias a invadir terrenos abandonados em Araioses

Dezenas de pessoas, entre elas homens, mulheres e crianças invadiram um pedaço de terreno para construir suas casas

Cerca de 50 famílias invadiram, hoje à tarde, um terreno abandonado, numa área da rua que dar acesso a subestação de Cemar, próximo ao bairro Botafogo e Nova Conceição. Pela manhã houve mais invasões que podem com as da tarde chegar a mais de trezentas. Ninguém sabe ao certo de quem é a área. Uns dizem que o terreno seria de Lucia Souza, primeira esposa do ex-prefeito de Água Doce, Chico da Loja, morto em um acidente de trânsito, em Parnaíba, anos atrás.

Gilvam foi conferir se o campo de futebol de seu time não foi invadido

Outra área que fica do outro lado da rua em questão, de propriedade do ex-prefeito Zé Tude, também está sendo invadida, já há uns três dias. Nessa invasão já está havendo conflito. Não que Zé Tude esteja criando problema para os invasores e sim Luciana Trinta, prefeita de Araioses. Hoje pela manhã dois advogados da prefeitura acompanhados da guarda – municipal estiveram no local ameaçando as pessoas e dizendo que eles tenham que desocupar a área.

No local tem um campo de futebol que foi cedido por Zé Tude a um time de futebol da cidade. Givan Silva que é treinador do time que estava presente pois quando soube da invasão foi lá ver se o campo também tinha sido ocupado. Argumentou isso para os advogados da prefeita e disse que ele não tinha invadido nada, pois fora o dono do terreno (Zé Tude) quem tinha autorizado que se fizesse o campo de futebol ali, no que responderam que o terreno agora não era mais do Zé Tude e sim da prefeitura. Porém nenhum documento foi apresentado dizendo que a área pertence a patrimônio municipal.

O mato é alto e dá muito trabalho limpar o terreno

Os advogados da prefeita alegaram que a prefeitura já tem todo um planejamento de utilização da área, como por exemplo, a construção de uma faculdade.

Para muitos tudo não passa de mais uma jogada da prefeita para perseguir o ex-prefeito. Uma grande parte do terreno de Zé Tude ela já invadiu e no local está construindo umas casas populares dom recursos federais. Ela desapropriou o terreno por um preço simbólico e a questão está na justiça, que dificilmente vai mandar a prefeita pagar um preço justo pelo terreno e muitos menos autorizar a derrubada das casas, até porque uma delas, a de número 17, já caiu sozinha.

A esquerda da Rua da Subestação fica os ternos de Lucia Souza. a direita do do ex-prefeito Zé Tude

As pessoas que estão invadido os terrenos são em maioria pessoas que não tem onde morar, como é o caso de Maria da C F S, que perguntada porque estava limpado uma área ela disse: “ Eu tenho quatro filhos e moro de favor na casa de minha sogra, pois não tenho emprego e não tenho condição de comprar nem alugar uma casa”. 

Na área de Zé Tude ele autorizou que pequeno lavradores fizessem pequenas roças

1 pensou em “Problema de moradia leva famílias a invadir terrenos abandonados em Araioses

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *