Bombeiros maranhenses são treinados em Guayaquil

Bombeiros maranhenses durante treinamento do curso Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas

Tem sido intenso o ritmo de treinamento dos aspirantes, oficiais e praças do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) que está participando, em Guayaquil, no Equador, do curso de “Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC)”. A delegação maranhense é coordenada pelo chefe da Diretoria de Apoio Logístico do CBMMA, coronel João Vanderley Pereira.

Na Academia de Bombeiros de Guayaquil, os bombeiros militares maranhenses estão estudando edificações, materiais, composição, estruturas colapsadas, equipamentos de demolição e resgate, formas de remoção e entrada aos escombros, bem como recebendo orientação, comando de incidente, busca de vítimas e outros.

De acordo com o coronel João Vanderley Pereira, a capacitação está sendo de extrema importância, pois muitos desastres naturais têm acontecido no mundo, ceifando milhares de vidas. Além do conhecimento, estaremos levando em nossa bagagem para o Maranhão, contatos com bombeiros de outros países, o que certamente será revertido em intercâmbio para capacitação e troca de experiências”, frisou o coronel.

Posteriormente, todo o conhecimento adquirido no treinamento será repassado aos demais integrantes da Corporação, quando da realização de mini cursos. Esse é o segundo grupo que o CBMMA envia à cidade de Guayaquil. Em julho, a expectativa é que outro grupo, com aproximadamente 30 bombeiros, também participe do curso na cidade equatoriana.

A delegação maranhense desembarcará no aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado na madrugada do próximo sábado (21).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *