Itamagu – Vice Maria: vice de mais para Valéria e ninguém querendo ser vice de Pepe…

Parece que não vai ser tão fácil a escolha dos vices, dos companheiros ou das companheira de chapas dos que pretendem disputar as eleições deste ano. São duas as dificuldades: tem vice de mais para uns e ninguém querendo ser vide de outros. Um exemplo evidente é que a disputa entre os que querem ser vice de Valéria Leal tem se mostrado como o problema maior para a coordenação da campanha resolver, o que não tem sido fácil. Situação oposta, totalmente diferente é o que se observa no arraial do ex-prefeito Pedro Henrique.

A coisa ta tão braba pro lado de lá que ele já pensa em botar um de seus propostos como companheiro de chapa ou alguém da família para continuar com sua teimosia de ser candidato a prefeito mais uma vez. Ele tem se lamentado e diz que bom seria se as eleições fossem como foram tempos atrás – antes da implantação da ditadura, em 31 de março de 1964 -, onde os vices eram votados.  Ou seja, o eleitor poderia votar no prefeito de uma chapa – partido ou coligação – e no vice de outro grupo político. Nesses tempos havia a campanha de vice, hoje não. O vice não faz campanha e só consegue o cargo se seu companheiro de chapa, o prefeito, for eleito.

A situação mais difícil da escolha do vice esta no grupo de Manin Leal, pai de Valeria, que será a candidata a prefeita do grupo. Lá os pretendentes aos cargos são muitos e só com muita habilidade política – o que não falta a ele – Manin conseguirá resolver a formação da chapa, ou seja, escolher quem será o vice de sua filha.

Manin sabe que a tarefa não será fácil de ser resolvida, mas sabe também que ninguém faz omelete sem quebrar os ovos. Então ele sabe que pode perder ou no mínimo desagradar alguém ou pelo menos conviver com sequelas que só tempo amenizará.

Lógico que a situação não desagrada Manin Leal, muito pelo contrário. Sua situação é muito parecida com a de um técnico de futebol que tem um time cheio de craques e que fica dias até, com a bendita dúvida de que com qual formação entrará em campo. Ele sabe que se têm tantos pretendentes, bons quadros por sinal,  querendo ser vice na chapa de Valéria é por esses sabem que ela tem grandes possibilidades de vitória. Com certeza não haveria tanta briga para alguém ser vice de um candidato ou candidata com remotas possibilidades de ganhar o pleito.

Entre os pré-candidatos a maior parte se for mesmo com esse propósito até as convenções, que ocorrerão de 10 a 30 de junho, não terá dificuldade de achar um companheiro de chapa, mesmo que a incerteza de vitória seja um fato real. É o caso da prefeita Luciana Trinta e do Chico do PT. Luciana se não achar nenhum outro grupo político que queira lhe oferecer um vice, ela ordenará alguém de sue grupo que o quer na chapa e pronto. Lá não se costuma questionar nada, ai de quem ousar contrariar as vontades da toda poderosa.

Pelo lado do PT, que caminha mais uma vez para sair sozinho, Chico também encontrará , até com certa facilidade, quem queira ir para o sacrifício com ele. O partido já sinalizou que queria união, mas depois da aprovação da Lei da Ficha Limpa as coisas mudaram. Há quem diga por lá que só o PT tem ficha limpa para disputar as eleições.

Ainda tem Haroldo, filho do Zé Tude que pensa que só o nome do pai já basta para elegê-lo, mas que parece ter dificuldades até de viabilizar sua candidatura, o que dificultaria também achar um vice numa situação tão incerta. César Machado e Expedito Coutinho já se reuniram e dizem – Itamagu não acredita -, que irão fazer uma pesquisa. Conferido o resultado o primeiro colocado será o candidato a prefeito e o segundo será o vice. Essa fórmula nunca foi usada por essas bandas, até porque que sair em desvantagem pode duvidar da legitimidade da pesquisa e aí volta tudo a estaca zero.

De todos os que se dizem candidatos a pior situação é a de Pedro Henrique. Ele para ser candidato vai ter primeiro que resolver um monte de pendências judiciais. Na eleição passada que concorreu sem problema nenhum foi o último colocado, não passando de 800 votos, votação essa inferior a de vários vereadores, imaginem agora com tanto abacaxi para descascar e sem dinheiro para botar o time em campo.

Para se ter uma ideia de como está mucha a bola do cara, um amigo da coluna encontrou-se recentemente, no guichê do Bradesco de Araioses, com um comerciante que já fora cotado para ser seu vice-prefeito nestas eleições. Ao ser perguntado se confirmaria a dobradinha fez como resposta um gesto muito significativo, acompanhado de um sonoro não!

Até s convenções pelo jeito nada vai mudar. Valéria Leal terá um bom número de pretendentes a companheiro de chapa para disputar o pleito de 7 de outubro e Pedro Henrique a certeza maior será dos pré-vices fugindo dele mais do que o das trevas foge da cruz.

Cruz credo!

Silêncio e mistério sobre o assalto ao “Carro Pagador”

Já se passaram quatro meses e nenhuma notícia que esclareça o assalta ao carro pagador, ocorrido dia 9 de dezembro do ano passado, na localidade Campo doa Gaúchos, ente São Bernardo e Magalhães de Almeida, onde os bandidos mataram o tesoureiro da prefeitura de Magalhães Fenelon Caldas e levaram segundo foi dito na época, 160 mil reais daquela prefeitura.

As informações sempre foram muito contraditórias, sempre dando a entender que a verdade estava escondida por trás de inúmeras explicações tidas como oficiais. No carro assaltado, Honda Civic estava também Raimundo Nonato, irmão do prefeito de Magalães de Almeida Neto Carvalho e secretaria de finanças do município. Ele por sorte levou apenas um tiro de raspão no braço esquerdo. Já Felelon que foi atingido a queima-roupa foi socorrido tarde demais e morreu horas depois no Hospital Dirceu Arcoverde em Parnaíba/PI.

Apenas Denilson Carvalho, dono do Toyota Hilux usado no assalto está preso. Foi depor na delegacia em São Bernardo e lá foi preso. Não sabia do mandado de prisão e caiu que nem um patinho. A família temendo por sua vida pediu e conseguiu na justiça, sua transferência para uma prisão em São Luis, onde aguarda julgamento. Ainda houve um mandado de prisão temporária para outro suspeito, mas sem sustentação legal nenhuma e cheia de falhas foi derrubada no TJ/MA.

O caso deve ter abalado muito Neto Carvalho que era grande amigo da vítima. Em prantos durante o velório de Fenelon ele jurou que não descansaria enquanto não visse os assaltantes na cadeia. Neto perdeu um grande amigo, perdeu um grande parceiro, perdeu um grande homem de confiança e parece que perdeu também a motivação para se empenhar com todas as forças e influencia que tem para esclarecer o caso.

Talvez ele precise conversar mais com Aluisio Mendes, secretário da segurança do Maranhão. Pelo que diz o secretário e não pede segredo, nas rodas políticas em São Luis, ele já sabe quem planejou o assalto e que finalidade tinha os recursos levados pelos bandidos.

De leve…

O deputado Manoel Ribeiro estará no próximo sábado, dia 21 em Araioses, mais precisamente na APAE onde prestigiará a fundação do PTB Mulher que terá como presidenta a professora Flavia Holanda. O deputado Pedro Fernandes e Marcio Machado também foram convidados. Pedro ainda não confirmou sua presença, mas Marcio sim, não só na criação do PTB Mulher, mas sentido de perto o clima político do momento.

O grupo de Rocha Filho está muito otimista e acredita que agora as possibilidades de vitória nas eleições de outubro são bastante prometedoras. Depois da festa de aniversário de RF no último sábado, onde milhares de pessoas estiveram presentes para prestigiar e incentivar o aniversariante, essa confiança aumentou mais ainda.

Uma mãe mandou um torpedo para o programa Comando Gerral apresentado pelo jornalista Daby Santos dizendo que saiu Alto São Manoel para vacinar seu filho e chegando lá não tinha a vacina. Ficou na maior bronca, pois perdeu tempo e gastou dinheiro para nada.

Há vários dias que não existe merenda escolar nas escolas municipais de Araioses. As diretoras penalizadas com a fome das crianças estão liberando-as, mas cedo. E o dinheiro da merenda esta sendo usado em que?

2 pensou em “Itamagu – Vice Maria: vice de mais para Valéria e ninguém querendo ser vice de Pepe…

    • o daby poderia fechar a boca e logo pro lado do manim,eu q sou eleitor do seu blog estou abusando o puchamento de saco do prefeito de STa Quiteria,Daby coisa feia vc q na eleição passada falou q Luciana ñ era de Araioses e hj vc vive falando na Valeria q tambem ñ é de Araioses…Aonde vamos chegar q pena!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *