O adeus de Conceiçãozinha

Foi enterrado hoje, no final da tarde no cemitério de Araioses, o corpo da enfermeira e parteira Maria da Conceição Aurifrance France – a Conceiçãozinha, que morreu na noite de terça-feira, dia 6, no Hospital Geral do Estado, em São Luis. Há cinco anos ela lutava contra um câncer que acabou vencendo a batalha de sua vida, que ela tentou manter com uma força de vontade como nunca se viu. Amigos e familiares acompanharam o cortejo.

Durante toda a noite de ontem e durante o dia de hoje muita gente da cidade e de vários povoados esteve em sua casa para prestar-lhe a homenagem final. Sua luta em defesa da vida era lembrada por todos. Seu trabalho incansável em favor de todos os que a procuraram ao longo dos anos, em especial das mulheres que ela pode acompanhar no período de suas gravidezes era o mais lembrado.

Entre seus familiares presente estava Maria de Penha, sua irmã mais nova, hoje com 40 anos, que foi a primeira criança que ela “pegou”.  Dona Maria Francisca, sua mãe, contava quando ainda tinha boa memória, que ela estava a quatro dias em trabalho de parto e já estava sem forças e esperança de ter o bebê. Junto dela tinha três parteiras que não sabiam mais o que fazer. A criança estava atravessada e naqueles tempos, em povoados do interior do Piauí onde moravam, sabiam que o destino das mulheres nesses casos era a morte.

Foi quando entrou Conceiçãozinha no quarto. Com sua voz meiga pediu às parteiras que saíssem, pois ela queria ficar a sós com sua mãe. As parteiras sabendo da gravidade do caso acharam que ela queria se despedir da mãe, já que os comentários diziam que ela não escapava, que ao que tudo indicava ia “morrer de parto”.

Vendo-se só com sua mãe, Conceiçãozinha passou a fazer uma espécie de massagem na barriga de Dona Francisca. Ela conta que sentiu a criança se mexer em sua barriga e nasceu logo em seguida. Penha foi a primeira. Daí em diante o caso chegou ao conhecimento de muitos e ela não parou mais de pegar crianças. Muitos milhares nasceram por suas mãos…

Como ela foi muito nova ainda acreditamos que Deus a chamou de volta para outra missão. Em algum lugar desse universo devem estar precisando muito de gente como Conceiçãozinha. Que Deus a tenha em sua gloria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *