OGX garante ao governo a existência de petróleo no Maranhão

Blog do Luís Pablo 

Técnicos da empresa OGX anunciaram, oficialmente, ao governo do Maranhão que está comprovada a existência de petróleo, pronto para prospecção, em três dos cinco blocos que a empresa tem licença para explorar na Bacia do Pará-Maranhão.

O comunicado e entrega dos documentos técnicos comprobatórios foi feito pelos executivos da empresa ao secretário de Estado de Minas e Energia, Ricardo Guterres, durante reunião, no início deste mês.

A OGX arrematou, em leilão da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o direito de explorar os blocos BM-PAMA-13, BM-PAMA-14, BM-PAMA-15, BM-PAMA-16 e BM-PAMA-17, na Bacia do Pará-Maranhão. Dos cinco, já foi comprovada a existência de petróleo em três.

Os executivos da OGX informaram a Ricardo Guterres que o início da prospecção só ainda não aconteceu porque o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) não concedeu o Licenciamento Ambiental da Atividade de Perfuração.

A OGX chegou a contratar um navio plataforma, de Singapura, para iniciar o trabalho de prospecção. A embarcação permaneceu no litoral maranhense entre agosto de 2010 e outubro de 2011, mas por não obter a licença do Ibama, a OGX desistiu e não renovou o contrato de afretamento da jack-up de perfuração Ocean Scepter, afretada com a Diamond Offshore.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *