Aprovação da Lei da Ficha Limpa amanhã vai alterar o quadro político no Maranhão

Blog do Luis Cardoso

Se a Lei da Ficha Limpa for aprovada amanã na sessão de pleno do Supremo Tribunal Federal, o quadro eleitoral vai alterar substancialmente no Maranhão.

Como a nova regra valerá para 2012, as mudanças ocorrerão na Assembeia Legislativa, prefeituras e Câmaras municipais. Alguns concorrentes aos posto de prefeito deverão ficar de fora da disputa.

Na Assembleia Legislativa as situações mais agravantes são as dos deputados Raimundo Louro e Magno Bacelar. Este último é suplente e não concorrerá à eleição municipal. Se fosse, era imbatível, mas decidiu colocar a mulher, que é a prefeita atual e patina no terceiro lugar.

Louro tem contas rejeitadas e por um artifício jurídico se mantém na mandato, mas deve ser sacado após o carnaval. E só aguardar que seu processo começou a ser melhor avaliado.

Na disputa por prefeituras, alguns ex-prefeitos lideram as pesquisas, como Ildon Marques, em Imperatriz, Zé Vieira, em Bacabal, e Tema, em Tuntun. Caso a lei seja aprovada amanhã, estarão inelegíveis. E existem mais outros exemplos não lembrados agora pelo blog.

A sessão de hoje para validar a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa foi suspensa, mas terminou em 4×1 pela aplicação da norma agora em 2012. Dois outros ministros que votaram contrários, na primeira votação, já anunciaram a mudança de posição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *