Para deputado, rodízio de Governadores serviu para interinos dizerem a família: “Papai, mamãe, fui Governador por um dia”

John Cutrim

O deputado federal Domingos Dutra (PT) fez um contundente discurso, na Câmara Federal, criticando o qual classificou de “rodízio de governadores” as passagens temporárias do vice-governador, Washington Oliveira (PT), e dos presidentes da Assembléia Legislativa, deputado estadual Arnaldo Melo (PMDB), e do Tribunal de Justiça, desembargador Jamil Gedeon, pelo comando do governo do Estado, em virtude da licença de dez dias da governadora Roseana Sarney.

De acordo com Dutra, a alternância de governadores em tão pouco intervalo de tempo colocou o Maranhão em situação vexatória.

“A Governadora Roseana Mubarak resolveu tirar 10 dias de licença. Desses 10 dias, 2 sábados, 2 domingos, 2 feriados e um ponto facultativo. Sete dias inúteis. Dos 3 dias úteis, o Vice-Governador assumiu por 1 dia, passou o cargo ao Presidente da Assembleia, e foi ao Ceará dizer: Mamãe, eu fui Governador por 1 dia. Por sua vez, o Presidente da Assembleia assumiu por 1 dia, tirou licença e foi ao Município de Passagem Franca dizer: Papai, eu fui Governador por 1 dia. Por último, o Presidente do Tribunal de Justiça assumiu na quinta-feira à tarde, vai tirar licença e irá ao Município de Caxias dizer: Papai, mamãe, vovô, fui Governador por 1 dia”, criticou Domingos Dutra.

Segundo o deputado federal, o rodízio de governadores foi uma brincadeira com a democracia e o voto da população. “A pergunta que a população do Maranhão faz é: o que está por trás desse rodízio? Eu já participei de rodízio de pizza, rodízio de picanha, rodízio de um monte de coisas; mas fazer rodízio no cargo de Governador só mesmo no Maranhão. Após a Governadora ter estatizado os pinicos, os cueiros e a catacumba do Sr. José Sarney Mubarak, agora resolveram fazer essa brincadeira de rodízio no Governo do Estado: um dia de Governador para cada um”, disparou.

Para Dutra, usaram o cargo público de governador “para ir à casa dos familiares dizer que passaram para a História exercendo o cargo de Governador por um dia”. “O pior é que Roseana viajou e levou a chave do cofre. Ninguém manda em nada: é simplesmente pose e brincadeira com um cargo tão sério e tão caro para a democracia brasileira”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *