Projeto de Lei visa a criação do ‘Dia do Blogueiro’

Deputado Zé Carlos

Blog do Luís Pablo
Agência Assembleia

Foi aprovado esta semana, pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei de autoria do deputado Zé Carlos do PT, que promove o Dia do Blogueiro.

Para a proposta se tornar realidade, basta apenas a apreciação dos demais parlamentares, que deverá ser feita em breve, durante Sessão Plenária.
A indicação da data para a comemoração é 18 de maio. Ela será uma alusão ao aniversário de morte do jornalista e blogueiro Walter Rodrigues, considerado pioneiro na utilização desta ferramenta de comunicação, contribuindo, desta forma, para a evolução do jornalismo digital em nosso estado, feito de forma independente e autoral.
O universo digital – A popularização da internet deu início a uma das maiores revoluções culturais da história mundial. Com o advento da comunicação virtual, surgiu então uma espécie de suplemento à vida real: as redes alteraram o cotidiano do homem pós-moderno do lado de fora da tela – as barreiras de relações sociais reais e virtuais e até mesmo geográficas foram transmutadas. Da mesma forma que os conceitos “líder de opinião” e de “comunidade” ganharam novas conotações.
A criação, por consequência, de uma esfera compartilhada digital como espaço de apresentação ao público (e também produzida por ele), relacionada a uma série de fatos sobre os quais devemos emitir opinião ou discutir, atenuou a influência cognitiva dos meios de comunicação de massa. Uma vez no virtual, o indivíduo passa a adquirir uma experiência direta, imediata e pessoal sobre um assunto, tornando-o dotado de significado para si.
Em outras palavras: a internet tornou-se elemento agregador de informação e, para o jornalista, uma alternativa eficaz para a livre publicação e também uma fonte de informações.
De acordo com o pesquisador e teórico Pierre Lévy, em sua obra Cibercultura (1999), as relações entre internet e sociedade, as comunidades que vivenciam a cibercultura são “construídas sobre as afinidades de interesses, de conhecimentos, sobre projetos mútuos, em um processo de cooperação ou de troca, tudo isso independentemente das proximidades geográficas”.
Nesse contexto, cresceu o potencial da ferramenta blog; no Maranhão, popularizada pelo jornalista Walter Rodrigues. Fala-se então sobre a confiabilidade na opinião do autor. Ao contrário das demais mídias, em que, teoricamente os fatos devem ser apresentados de forma imparcial, o blog tem assumidamente um papel opinativo.
O Dia do Blogueiro será uma justa homenagem àqueles que valorizam a qualidade da informação e contribuem para a formatação de imagens e conceitos de temas de interesse regional, nacional e até mesmo internacional; mantendo o internauta sempre atualizado, em tempo real, a respeito das noticias de destaque quer seja em nosso estado, quer seja no restante do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *