MA e PI: três hidrelétricas no Parnaíba devem ser licitadas em conjunto

Se as usinas Estreito Parnaíba, Castelhano e Cachoeira forem licitadas em conjunto poderá haver ganhos econômicos.

Juliana Ennes
Valor

O governo deverá licitar em conjunto três usinas hidrelétricas no Rio Parnaíba, na divisa do Maranhão com o Piauí, no próximo leilão de energia nova, chamado de A-5, previsto para dezembro.
De acordo com o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, a decisão é fruto da não atratividade de duas dessas usinas, que já entraram em leilão anteriormente e não tiveram nenhum interessado.
Ele explicou que estudos da EPE mostram que se as usinas Estreito Parnaíba, Castelhano e Cachoeira forem licitadas em conjunto poderá haver ganhos econômicos. “Duas usinas do Parnaíba estiveram no leilão passado e não atraíram investidores. Analisamos e vimos que existem sinergias caso as plantas sejam construídas juntas”, disse.
Das oito usinas hidrelétricas previstas para o leilão, com capacidade de geração total estimada em 1.750 megawatts, apenas duas já têm atualmente licença prévia para instalação do empreendimento. Mas Tolmasquim espera que a maioria consiga o documento a tempo de participar do leilão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *