Deputado afirma que Cemar cobra a terceira maior tarifa de energia do pais

Blog do Luis Cardoso

O deputado federal Lourival Mendes (PT do B), apresentou requerimento na Câmara Federal, pedindo ao ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, apoio junto ao Executivo Federal para a adoção de mecanismos que venham reduzir a tarifa de energia elétrica cobrada pela Companhia Energética do Maranhão (Cemar), aos consumidores do Estado.
Lourival destaca que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), órgão vinculado ao Ministério das Minas e Energia, precisa verificar com mais atenção as diferenças nos preços das tarifas cobradas nas regiões do País.
O parlamentar diz que existe um grande paradoxo no modelo tarifário de energia elétrica do Brasil.
Afirma que, enquanto as mais baixas taxas são cobradas nas áreas mais ricas do país, as regiões mais pobres convivem com os maiores preços do serviço, enfatizando que o maranhense, com a segunda menor renda per capita, para a maior tarifa de energia dentre as 64 distribuidoras do Brasil.
Lourival Mendes assinala ainda ser necessária uma urgente revisão nas tarifas, ao observar os dados divulgados no último relatório da Aneel, onde fica demonstrado que a Cemar cobra a terceira tarifa mais cara do Brasil (0,41113), maior que a distribuidora de Brasília.
Ele diz que essa realidade penaliza o consumidor maranhense, além de dificultar a atração de novos investimentos no Estado, por entender que a disparidade persiste no custo da energia para as indústrias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *