Descaso na saúde de Chapadinha


Prefeita Danúbia Carneiro

Blog do Décio Sá

O município de Chapadinha está enfrentando uma situação caótica na área da Saúde, resultado da péssima administração da prefeita Danúbia Carneiro (PR).

Nas duas unidades de saúde pública, Hospital das Clínicas de Chapadinha (HCC) e Hospital Regional Antonio Pontes Aguiar (Hapa), estão sem condições para atender os pacientes.
A população reclama da falta de materiais básicos, como algodão, gaze, medicamentos, entre outros. A falta de médicos nos dois hospitais é constante, desestimulados pelo atraso no pagamento por parte da prefeitura.
A população, revoltada com a situação (já que tem que comprar o material para poder ser atendido), clama por socorro pela falta de medicamentos hospitalares e atendimentos nos hospitais.

Embora esteja enquadrado no sistema de Saúde Plena, o município de Chapadinha não tem nem anestesia para procedimentos médicos. Não há anestesia para realizar parto (cesariana). Os anestésicos são emprestados pelo vizinho município de Anapurus.

Nota da Prefeitura de Chapadinha
Sobre matéria veiculada em seu blog nesta sexta-feira, 16 desetembro de 2011, a Prefeitura de Chapadinha, vem esclarecer:
1 – A situação da saúde de Chapadinha não difere da realidadedo sistema público nacional, por isso, apesar e eventuais problemas edificuldades, não existe quadro caótico em nosso município. Contrário disso,temos tido índices até melhores que outros locais.
2 – As duas unidades de saúde citadas na matéria estão abertas, funcionando e atendendo não só a população de Chapadinha, mas de outras 18 cidades circunvizinhas, abrangendo uma população de 436 mil habitantes.
3 – Sem deixar de reconhecer ocorrências de excepcionais e momentâneos desabastecimentos, os estoques de medicamentos e materiais básicos se encontramem níveis satisfatórios nos hospitais e não existe atraso de pagamento de salários de pessoal no município de Chapadinha desde dezembro do ano 2000.
4 – Temos tanta consciência de que a saúde de Chapadinha e região carece de melhorias que temos reiteradamente pleiteado junto ao Governo do Estado a inclusão de nosso pólo regional, no plano de melhorias em curso na saúde maranhense, já tendo inclusive resposta positiva em pronunciamento público da senhora governadora Roseana Sarney quanto à construção de hospital de média/altacomplexidade de 150 leitos em nossa cidade.

Danúbia Carneiro
Prefeita de Chapadinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.