Lula avisa que irá participar de campanhas nas eleições de 2012



Ex-presidente discursa durante realizado em Belo Horizonte, ontem (18). Foto: AE

‘Deixei a presidência mas não deixei a politica’, avisa o ex-presidente de República.

Denise Motta

iG

Em discurso de 40 minutos para aproximadamente 700 pessoas em um ginásio poliesportivo de Belo Horizonte, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avisou que irá participar das campanhas eleitorais de 2012. “Temos eleição no ano que vem e eu vou viajar o Brasil para fazer a campanha. Deixei a presidência mas não deixei a politica”.

O petista afirmou ainda, durante a palestra “Avanços e perspectivas do Brasil”, que pretende contribuir para ajudar a presidenta a cumprir seus compromissos de campanha. O público presente era formado por militantes de diversas partes de Minas, vindos em caravanas para o evento.

O ex-presidente também alfinetou a gestão do tucano Antonio Anastasia (PSDB), lembrando que os professores estaduais estão em greve há mais de dois meses porque a gestão tucana se nega a pagar o piso nacional de aproximadamente R$ 1.100, instituído na gestão de Lula. Ele contou ter participado de uma reunião com professores sindicalistas nesta quinta-feira (18).

“Quero dizer aqui hoje o que eu disse quando sancionei a lei. É uma vergonha alguém dizer que não pode pagar o piso de R$ 1.100. Pode até provar que não tem dinheiro e não pagar, mas, não fazer esforço pelo valor do professor que tem que complementar a educação de uma criança. Tive uma reunião com sindicalistas e vamos ver o que se pode fazer para ajudar, conversar com os governadores”.

Em um almoço com políticos, Lula já havia comentado em discurso a respeito da lei nacional que instituiu o piso de professores, mas não citou nominalmente Minas Gerais, como fez na parte da noite desta quinta. A lei é questionada no âmbito judicial por governos estaduais.

Lula cumpre uma série de compromissos em Minas Gerais. Nesta sexta-feira (19) ele tem agenda na cidade de Araçuaí, cerca de 560 quilômetros distante da capital mineira. Lá, ele receberá mais um título de doutor honoris causa do Instituto Federal Norte de Minas Gerais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *