Suspensão de escolta foi negligente, diz família de juíza morta no Rio



“Ela morreu porque acreditava na Justiça, mas sistema falhou’, disse familiar”

Wilton Junior/AE

RIO – Parentes da juíza Patrícia Acioli reagiram com revolta à execução da magistrada e classificaram como negligente a suspensão de sua escolta particular. Ao mesmo tempo, autoridades que participaram do sepultamento no cemitério de Maruí, em Niterói, circulavam protegidas por seguranças. ‘Se isso aconteceu, é porque em algum momento o Estado falhou’, disse um parente que pediu para não ser identificado, durante o sepultamento. ‘Ela morreu porque acreditava na Justiça, mas o sistema falhou. A bandidagem perdeu o medo do Estado.’

O enterro foi acompanhado por cerca de 300 pessoas, incluindo juízes, promotores e advogados, que aplaudiram Patrícia durante o cortejo e o sepultamento de seu corpo. O governador Sérgio Cabral e o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, não compareceram ao sepultamento. Mais cedo, Cabral declarou que o crime ‘é um desafio à ordem pública e ao estado democrático de direito’. Beltrame classificou o crime como bárbaro e afirmou que ‘o momento é de investigar, apresentar resultados e falar pouco’.

Representantes do Judiciário garantiram que não recuarão diante do assassinato e que pretendem intensificar as investigações contra os grupos criminosos da região. ‘Vamos montar uma força-tarefa na região de São Gonçalo para mostrar que, quanto mais nos atacarem, mais vamos pressioná-los’, declarou o desembargador Antonio Cesar Siqueira, presidente da Associação de Magistrados do Rio (Amaerj). ‘Temos de tomar medidas drásticas. Não vamos nos acovardar e não vamos arredar um milímetro.’

O Ministério Público também estuda a possibilidade de aumentar o número de promotores em atuação em São Gonçalo e promete reforçar a segurança dos profissionais. No condomínio em que Patrícia morava com os três filhos, no bairro de Piratininga, em Niterói, vizinhos contam que os tiros foram ouvidos em toda a rua.

O local é considerado tranquilo, mas, como as casas ficam em uma área de pouco movimento, dezenas de câmeras de segurança estão espalhadas pelas ruas. No Fórum de São Gonçalo, o gabinete da juíza foi lacrado pelo Departamento de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça. As bandeiras passaram o dia a meio mastro e o cartório da 4ª Vara Criminal não prestou atendimento hoje, ‘por motivo de luto’.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *