Escolas têm até sábado para inscrever atletas nos JEMs



Fotos – Jogos de etapas do JEMs já realizadas

O prazo para as escolas inscreverem seus atletas nos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) deste ano, na categoria infantil (de 12 a 14 anos), termina neste sábado (30). São quinze modalidades individuais que fazem parte da programação do principal evento estudantil esportivo do Maranhão.
A Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel) definiu o prazo para as escolas classificadas na Etapa Metropolitana dos JEMs entregarem a lista final de atletas. As instituições de ensino das cidades de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa que conquistaram vagas para a Etapa Estadual dos JEMs têm também até este sábado (30) para apresentar toda esta documentação à Sedel.
Caso as escolas classificadas não entreguem a documentação dentro do prazo, elas estarão automaticamente desclassificadas da Etapa Estadual dos Jogos Escolares Maranhenses.
Na Etapa Metropolitana, realizada entre os meses de maio e junho, as disputas ocorreram apenas nas modalidades coletivas: basquete, beach-soccer, futebol de campo, futsal, handebol e vôlei.

Abertura
A Sedel confirmou, ainda, a data da abertura oficial dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs). De acordo com a organização da competição, a cerimônia ocorrerá no dia 10 de agosto, às 18h, no Ginásio Castelinho. Na ocasião, a pira olímpica será acesa e haverá o desfile das delegações participantes da competição.
De acordo com o secretário-adjunto de Desporto Educacional da Sedel, Alim Maluf Neto, a cerimônia de abertura será um evento grandioso e marcante. “Por isso, todas as escolas que competem na Etapa Estadual dos JEMs deverão participar com suas delegações uniformizadas”.

Competição
No dia seguinte à cerimônia de abertura, a fase final dos JEMs começa com a categoria infantil (de 12 a 14 anos). De 11 a 17 de agosto as disputas irão envolver apenas as modalidades coletivas classificadas após as seletivas que tiveram início em maio. Já as modalidades individuais serão realizadas durante o período de 18 a 21 de agosto.
É importante ressaltar que os campeões, tanto das modalidades coletivas quanto das individuais, representarão o Maranhão nas Olimpíadas Escolares, evento promovido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Na categoria infantil, a competição nacional será realizada de 9 a 18 de setembro, em João Pessoa.
As disputas da categoria infanto nos JEMs deste ano serão realizadas no período de 30 e setembro a nove de outubro. Assim como na categoria infantil, os campeões do infanto se classificam para competir pelo Maranhão nas Olimpíadas Escolares, só que no mês de dezembro em local ainda a ser definido pelo COB.

Da Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.