Suposta agiotagem de emendas desperta interesse da grande mídia…


Blog do Marco D’Eça

A agiotagem estaria correndo solta entre parlamentares
A denúncia de que deputados estaduais do Maranhão estariam usando emendas encaminhadas ao orçamento do estado em negociação com agiotas, já despertou interesse da mídia nacional.
Segundo apurou o blog, repórteres de Veja, Estadão, Band e Jovem-PAM já teriam feito os primeiros contatos para apurar a história – que envolve também prefeitos.
Hoje, o site do jornalista Ucho Haddad, um dos mais lidos de Brasília, também comentou a história.
Leia aqui matéria sobre o assunto no ucho.info
Entre os alvos da imprensa estão o agiota Josival Cavalcanti da Silva, o Pacovan, suposto financiador de campanhas eleitorais no interior do estado.
Mas há suspeitas de que haja infiltração de “empresários dos juros” também na própria Assembléia, o que teria levado a uma articulação para inviabilizar a criação de uma comissão para apurar as denúncias, proposta pelo deputado Raimundo Cutrim (DEM).
Pelo esquema, os agiotas adiantariam dinheiro das emendas a serem liberadas pelo governo – com deságio de 30% a 50% – e depois cobrariam dos prefeitos, quando os recursos fossem depositados na conta da prefeitura.
Para encobrir o esquema, os próprios agiotas conseguiam notas fiscais frias, de supostas obras e serviços.
O assunto tem tirado o sono dos deputados estaduais, que já não vêem a hora do encerramento dos trabalhos legislativos – o que, na avaliação deles, esfriaria o assunto.
Mas, ao que tudo indica, a questão está apenas no começo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *