‘De hoje não passa’, diz Mourão sobre exoneração de Bebianno

Vice-presidente afirmou não saber motivo do atraso na demissão

Karla Gamba

O Globo

BRASÍLIA — O vice-presidente Hamilton Mourão confirmou que o ministro da Secretaria Geral, Gustavo Bebianno, será exonerado do cargo ainda nesta segunda-feira, em uma edição extra do Diário Oficial da União.

— De hoje não passa — disse Mourão quando chegava em seu gabinete no início da tarde desta segunda.

Segundo a agenda divulgada pela Secretaria de Comunicação da Presidência, Mourão esteve com o presidente Jair Bolsonaro no final da manhã, pouco antes de sair para almoçar. Indagado sobre a demora para a publicação da demissão do ministro, que estava prevista para sair na edição da manhã, o vice-presidente disse não saber o motivo.

— O presidente estava aguardando alguma coisa, sei lá — afirmou Mourão.

No sábado, Bebianno havia admitido que a “tendência” era de que ele fosse exonerado nesta segunda, mas ressaltou que “queria ver o papel”.

A provável demissão ocorrerá após uma crise ao longo de toda a última semana. O ex-ministro foi chamado de mentiroso pelo vereador Carlos Bolsonaro, na última quarta-feira. No Twitter, o filho mais próximo do presidente disse que Bebianno mentiu ao falar ao GLOBO que havia conversado três vezes com o presidente no dia anterior. A declaração foi dada para negar que ele estava protagonizando a crise. Na ocasião, Bebianno disse que só havia tratado de assuntos institucionais e não sobre uma possível instabilidade no governo.

O processo de desgaste de Bebianno começou com denúncias envolvendo supostas irregularidades na sua gestão à frente do caixa eleitoral do PSL, partido dele e de Bolsonaro, publicadas na “Folha de S. Paulo”. Bolsonaro e os filhos, no entanto, acusam o ex-coordenador da campanha de vazar informações para a imprensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *