Com incentivo, pequenos produtores abastecem multinacional para fabricar cerveja típica do Maranhão

Produtores dos Tabuleiros de São Bernardo

Situada a 404 km de São Luís, o município de Magalhães de Almeida, na Região do Baixo Parnaíba, vive momento de transformação econômica e social com o aumento da produção de mandioca graças à implantação do tabuleiro São Bernardo pelo Governo do Maranhão.

A instalação do projeto de produção irrigada Tabuleiros de São Bernardo, no Baixo Parnaíba, permite que agricultores familiares produzam mandioca suficiente para atender a produção da Cerveja Magnífica, produzida pelo grupo Ambev em uma parceria feita com o Governo do Estado.

A produção, que antes abastecia apenas pequenos mercados e a própria subsistência dos agricultores, hoje garante a matéria-prima para produção de uma das maiores cervejarias do mundo. Atualmente, cada família envolvida no programa produz entre 25 e 50 toneladas de mandioca.

“Antes da implantação do tabuleiro, a técnica usada era a da roça-de-toco. Com isso, levávamos até uma ano e meio para fazer a colheita do produto. Com a técnica de plantio irrigado, dependendo da variedade, colhemos em até oito meses, além de reduzirmos os custos”, garante o agricultor Antônio Francisco do Nascimento, que já vendeu 54 toneladas de mandioca para a produção da cerveja.

Apoio

Além da retomada da cooperação técnica com o Departamento Nacional de Obras contra Secas (Dnocs), para a retomada do fomento agrícola no Tabuleiros de São Bernardo, o Governo do Maranhão também investe na oferta de assistência técnica para dinamizar a produção.

A presidenta da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp), Loroana Santana, destaca o trabalho dos técnicos do Governo do Maranhão junto aos produtores familiares na área.

“Para expandir a produção em toda região do Baixo Parnaíba, a Agerp promove treinamento para técnicos dos municípios que atuarão como agentes multiplicadores para promover assistência técnica e incremento da produção”, informa.

Loroana explica que, com as ações do Governo do Maranhão, a produção vai garantir a oferta de matéria-prima para a produção da bebida e gerar mais renda. “Com esse trabalho, ampliamos a quantidade de famílias assistidas pela Agerp com condições de melhorar a renda por meio do plantio. Nossa estimativa é aumentar a produção de mandioca para mil toneladas até o fim de 2019.”

Venda garantida

Para o agricultor Lourival dos Santos Brandão, a região tem tudo para ampliar ainda mais a produção: “Temos um contrato de compra garantida pela empresa, assim plantamos e colhemos já tendo a certeza que toda a produção será vendida para a Ambev. Isso dá tranquilidade para que as famílias produzam com planejamento”.

“Nesse caso, o suporte que o governo nos dá com assistência técnica é fundamental para aumentarmos a produção. Com o tabuleiro temos muita água, muita terra e gente para trabalhar. O apoio do Estado com assistência técnica e manutenção das estradas para escoamento da produção é fundamental para aumentarmos ainda mais a produção”, acrescenta.

Produção local, riqueza local

O engenheiro agrônomo e coordenador da cooperativa de produtores que reúne 81 famílias de agricultores nos Tabuleiros São Bernardo, Jorge Pontes, explica que antes da implantação da agricultura irrigada, a produção de mandioca era destinada a outros estados.

“Grande parte da nossa produção era vendida a baixo preço para o estado do Ceará. A técnica antiga gerava uma distorção: estávamos em quarto lugar na produção de mandioca no Brasil, mas éramos os últimos colocados em rendimento”, diz Jorge Pontes.

Ele completa explicando que a parceria com a Ambev e a assistência técnica garantiram melhoria da renda e uso da matéria-prima para produção local. “Superamos a dificuldade de comercialização com o contrato de venda garantida para fornecimento da mandioca com um preço muito bom e que gera produção local, com muito mais oportunidades de negócios para a nossa gente”, explica.

Tipicamente maranhense

Cerveja produzida com a mandioca dos Tabuleiros

Durante o lançamento da Cerveja Magnifica, o presidente da Ambev destacou a importância na oferta de mais oportunidades de renda para maranhenses.

“Do campo ao copo, ela é produzida no Estado, por maranhenses e para os maranhenses. Com a Magnífica, contribuímos com desenvolvimento da região e oferecemos para o consumidor mais uma cerveja com a qualidade da Cervejaria Ambev”, disse Bernardo Paiva.

O agricultor Francisco Nascimento diz que a produção para a Ambev mudou a realidade da região. “Nós jamais imaginávamos que teríamos a oportunidade de vender nosso produto para a fabricação de uma cerveja típica do Estado. É uma oportunidade única para nossa região e estamos muito satisfeitos”, comemora.

Por Ligia Teixeira

Fonte: Secap

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *