Eleição da FAMEM: Uma tragédia anunciada

O aliciamento de prefeitos por autoridades políticas e por membros de instituições públicas na eleição da FAMEM deste ano tem escancarado o quão falido encontra-se o nosso sistema político, principalmente em nosso Estado do Maranhão.

Já não é mais segredo que autoridades em altos cargos das administrações públicas e dos órgãos de controle têm conseguido eleger parentes ou a si mesmo aos cargos do executivo e legislativo de todas as esferas, a custa da influência política, financeira e até através do favorecimento de meios nada republicanos e despidos de toda ética moral subtraídos de suas instituições para pressionar prefeitos a comporem a base eleitoral de quem os interessa eleger.

Recentemente, o presidente da FAMEM denunciou na imprensa o recém-eleito senador Weverton Rocha por estar aliciando prefeitos, segundo ele, para votarem no candidato e prefeito Erlânio Xavier para exercer a presidência da entidade que os congrega. Mas o meio utilizado não ficou explicito, se foi por oferecimento de emendas já distribuídas ou por distribuir. O certo é que neste mundo o que menos vale é a palavra e a dignidade, prevalecendo o oportunismo, o conhecido “toma lá da cá”.

Em fotos divulgadas nas redes sociais dá pra identificar membros de grandes escritórios de advocacia e deputados estaduais e federais envolvidos no processo. Mas os grandes responsáveis pela clientela do primeiro e pelo sucesso do mandato dos últimos ficam nos bastidores achincalhando e fazendo o trabalho sujo de oferecer benesses aos prefeitos e que os manterão na vida pública apesar dos pesares, em troca do voto de uma instituição sem importância em nossas vidas.

Se as denúncias encaminhadas pelo presidente da instituição estiverem corretas, o Maranhão corre um grande risco em 2022 quando teremos as eleições para governo do estado. Pois em uma única instituição estarão todos unidos(prefeitos, senadores, deputados, membros de instituições, entre outros) para um projeto de poder onde o grande fiador será o povo do Maranhão.

Salve-se quem puder!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *