Funcionárias públicas e vigilante da DPU-MA são presos por clonagem de chip para extorsão via aplicativo de celular

Gilberto Lima – Policiais da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC) prenderam sete acusados de crimes de estelionato e associação criminosa. Ele foram identificados como José Jorge Xavier Alves; Lottas Mateus Ribeiro Caldas; Hallen Devid Cosmo do Nascimento; Bruno Nascimento Alves de Morais; Marcos Aurélio Santos Freitas Filho; Márcia Sebastiana Sousa de Jesus e Anniele Raina Barreto Granjeiro.

A quadrilha agia usando a clonagem de números de chips de celular, onde depois utilizava um aplicativo de mensagens de texto, entrando em contato com os familiares e amigos de vítimas, no sentido de pedir valores por transferências bancárias.

Os criminosos faziam se passar pela vítima do chip clonado e pediam ajuda financeira. O grupo criminoso fez vítimas em vários municípios do Maranhão.

Um dos investigados, Hallen Devid Cosmo do Nascimento, já havia sido preso pela SEIC, pelo mesmo tipo de crime, mas encontrava-se gozando do benefício da Liberdade Provisória.

Segundo informações do delegado Carlos Alessandro, titular da Seic, entre os presos há uma funcionária da Câmara Municipal de São Luís, uma funcionária da Prefeitura de Paço do Lumiar, um funcionário de uma terceirizada da Vale e um vigilante da Defensoria Pública da União no Maranhão (DPU-MA).

Ainda segundo o delegado, entre as vítimas da quadrilha estão sete prefeitos de cidade do Maranhão. Há suspeitas de que alguns prefeitos de cidade do Estado do Paraná também tenham sido vítima dos criminosos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *