Encontro reúne empreendedores do Programa Mais Renda de Água Doce e Araioses

Ação é uma estratégia de incentivo ao aprimoramento e a inclusão socioprodutiva de pequenos empreendedores

O I Encontro Municipal de Empreendedores do Programa Mais Renda, que começou na terça-feira (27) no município de Água Doce, terminou, nesta sexta-feira (30), em Araioses. A ação é coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Gerência de Inclusão Socioprodutiva (Gisp). São dois dias de atividades em cada um dos municípios.

A ação tem apoio das secretarias municipais de Assistência Social dos municípios contemplados, da Fundação Sousândrade (Fsadu), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Banco do Nordeste. A ação é uma estratégia de incentivo ao aprimoramento e a inclusão socioprodutiva de pequenos empreendedores maranhenses.

“É mais uma etapa importante no processo de implementação do programa, uma iniciativa que tem contribuído enormemente para o crescimento socioeconômicos de centenas de pequenos empreendedores que viviam na informalidade”, afirma o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Francisco Oliveira Júnior. Ele informou que a ação garante às pessoas o aprimoramento de suas atividades empreendedoras e o crescimento da renda familiar.

No evento, focado nos beneficiários do Mais Renda, estão sendo promovidos workshops e palestras que abordam temas diversos, entre os quais biossegurança nos salões de beleza e a higiene e segurança alimentar no dia a dia. O workshop “Higiene e segurança alimentar no dia a dia” apresentou as orientações da produção e consumo de alimentos, segurança alimentar e as novidades no mercado de alimentos.

Os empreendedores beneficiários da ação em Araioses e Água Doce participaram das palestras de Avaliação do Programa Mais Renda, ministrada pela gestora de Fomentos da Gisp, Ana Cristina Milhomem; Microcrédito, apresentada pelos agentes de microcrédito, Lucas Galvão e Paulo Filho; e Microempreendedor Individual (MEI), ministrada pelo técnico do Sebrae, Leonardo Bezerra Oliveira.

O Encontro foi considerado proveitoso pelos participantes. A manicure Deilane Cristina Costa Araújo, que participa do programa com incentivos na área da beleza, disse que o Mais Renda foi fundamental na vida profissional dela. “Ajudou bastante a aprimorar a minha atividade, além do aumento na minha renda que foi significativa também”, disse ela.

Pensamento similar tem a Maria de Nazaré Almeida Carvalho, outra beneficiária do programa que enaltece a realização do projeto. “Antes eu tinha uma forma de trabalhar que não contribuía muito com o meu crescimento. Com a participação no programa aprendi muitas coisas que foram essenciais para que eu pudesse executar melhor o meu trabalho”.

Inclusão

O Programa Mais Renda tem como objetivo oportunizar a inclusão produtiva de trabalhadores informais do estado, por meio da qualificação profissional e de melhor estruturação de seus pequenos empreendimentos, nas áreas da alimentação e beleza.

A ação visa ampliar a renda desses vendedores e prestadores de serviços que exercem a atividade na informalidade e com pouca estrutura, para que consigam auferir maior ganho e garantir melhor qualidade de vida às suas famílias.

Fonte: Sedes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *