Governo investe R$ 22 milhões na construção de mais 50 escolas dignas no Maranhão

Desde 2015, o programa estadual possibilita a construção de escolas completamente novas em diversas cidades maranhenses

Construção de novas escolas contribui para melhorar o índice de alfabetização

A educação do Maranhão tem dado um salto de qualidade desde que o Programa Escola Digna começou com a substituição de escolas de taipa por espaços com estrutura digna e adequada para alunos e professores. A parceria entre a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) segue trabalhando em mais de trinta cidades, com a construção de mais 50 novas escolas em vários municípios maranhenses.

Para o secretário da Sinfra, Clayton Noleto, tem sido gratificante para a gestão estadual realizar a construção de novas escolas, pois cada prédio inaugurado é a certeza da chegada de esperança para mudar a vida de milhares de famílias.

“Cada prédio desses em andamento vai impactar a vida de milhares de estudantes, e isso é um ciclo que não vai parar. Há décadas, alunos esperavam por condições dignas de ensino, temos que dar condições para que eles possam sonhar em ter um futuro melhor. Vamos continuar avançando e transformando o Maranhão através da educação”, afirma Clayton Noleto.

O município de Fernando Falcão é um dos assistidos pelo Plano Mais IDH, onde o Governo do Maranhão tem investido em várias ações, e uma delas é a construção de novas escolas para melhorar o índice de alfabetização. A cidade é destaque no mapa das obras educacionais feitas pelo Governo do Maranhão, sendo a única que está com cinco obras simultaneamente em andamento, com mais de 90% da estrutura já concluída nos povoados de São Pedro, Canto Bom, Águas Claras, Buriti Velho e Riacho Fundo. Além dela, mais de 30 cidades também estão sendo beneficiadas com a construção de novos espaços.

O secretário da Seduc, Felipe Camarão, avalia o programa e reforça que as obras têm avançado e mudado a vida da comunidade escolar do Maranhão. “O programa Escola Digna, do Governo do Estado, continua avançando em locais que necessitam de um prédio escolar digno e de qualidade. A meta da gestão estadual é garantir educação de qualidade a todos os maranhenses”, reforça.

Educação no Maranhão

Desde 2015, o Governo do Maranhão já inaugurou, reformou e concluiu mais de 800 unidades em todo o Estado, beneficiando milhares de alunos em todas as regiões maranhenses. Os espaços, que antes estavam em péssimas condições, estão sendo substituídos por novos prédios com estrutura adequada e segura para alunos e professores com salas de aula, banheiros, biblioteca, sala de informática e salas administrativas.

OBRAS DO ESCOLA DIGNA POR MUNICÍPIO

UMA ESCOLA – Maracaçumé, Vargem Grande, Bom Jardim, Araioses, Barreirinhas, Timbiras, Pirapemas, São João do Sóter, Matões do Norte, São João do Carú, Campestre do Maranhão, São Pedro dos Crentes, São Bento, São Benedito do Rio Preto, Pedro do Rosário, Santa Luzia, Amarante do Maranhão, Itinga do Maranhão.

DUAS ESCOLAS – Caxias, Gonçalves Dias, Santa Quitéria do Maranhão, Presidente Vargas, Cajari, Lagoa do Mato, Codó, Governador Newton Belo, Brejo, Santa Luzia, Cachoeira Grande, São João do Paraíso.

TRÊS ESCOLAS – Presidente Juscelino.

CINCO ESCOLAS – Fernando Falcão.

Por Carla Kassis

Fotos: Arquivo

Fonte: Sinfra

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *