O Globo: Dino é um dos 8 governadores com situação confortável para reeleição

Marrapá – O jornal O Globo desta segunda-feira, 24, traz um panorama geral sobre o cenário dos governadores que estão em busca de mais quatro anos de mandato. Ao todo, 20 deles buscarão a reeleição. Mas, segundo a reportagem, apenas oito estão em situação confortável, entre eles Flávio Dino.

De acordo com a reportagem, turbulências econômicas, explosão da violência, desgaste com escândalos de corrupção e crise migratória criaram um novo cenário nas eleições estaduais: as dificuldades de governadores nas próprias campanhas à reeleição.

Há 20 estados onde o atual ocupante do cargo tenta um novo mandato, mas apenas oito deles estão isolados em primeiro lugar, em situação confortável para prolongar o poder por mais quatro anos, segundo as pesquisas de intenções de votos mais recentes.

Incólume aos principais problemas que atingem todo o país, Flávio Dino (PCdoB) caminha para uma vitória tranquila em primeiro turno. Somente ele, e os governadores de Alagoas (Renan Filho – MDB), Ceará (Camilo Santana – PT), Bahia (Rui Costa- PT), Tocantins (Mauro Carlesse – PHS) e Piauí (Wellington Dias – PT) estão nesta situação.

Reinaldo Azambuja (PSDB), do Mato Grosso do Sul, e Amazonino Mendes (PDT), do Amazonas, lideram as pesquisas, mas não atingem votos suficientes para renovar o mandato ainda no primeiro turno.

Caso a situação dos governadores se mantenha, essa será a menor taxa de reeleição desde que a possibilidade passou a valer nas disputas para os governos estaduais. Entre 1998 e 2014, 69% dos governadores que tentaram um novo mandato conseguiram o feito. O desempenho mais baixo aconteceu em 2002, quando 58% se reelegeram. Hoje, a projeção indica vitória de 40%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *