Sete anos após greve histórica, professores do Maranhão têm maior salário do Brasil

Jeisael Marx – O ano de 2011 entrou para a história da educação do Maranhão por causa da greve de 78 dias dos professores da rede pública, durante o governo Roseana Sarney. Foi uma das principais crises daquela gestão, ao lado dos massacres em Pedrinhas.

Sete anos depois, o cenário mudou bastante. O Maranhão paga hoje a melhor remuneração para docentes da rede estadual em todo o Brasil: R$ 5.750,83. O valor vale para profissionais em início de carreira com licenciatura plena e jornada de 40 horas semanais.

Em três anos, desde 2015, os professores tiveram aumento salarial de 30,35%. É um valor que chama atenção em meio à crise nacional do período. A inflação no mesmo intervalo foi de 21,46%. O ganho real, portanto, foi bastante significativo.

Outra diferença em relação às gestões anteriores é que, durante o governo Flávio Dino, não houve greve dos professores, indicando uma relação mais harmoniosa entre a categoria e o Estado.

Na greve de 2011, a área externa do Palácio dos Leões ficou repleta de professores em greve que reivindicavam melhorias de salário e de trabalho.

A paralisação foi encerrada mesmo sem o cumprimento das exigências, já que o Governo não dava sinais de que atenderia a categoria.

Fonte: Maranhão de Gente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *