ARTIGO – Eficiência é fazer muito e para todos

Por Flávio Dino

Dar dignidade a cada um dos maranhenses é, diariamente, o norte do governo que demos início em 2015. Um trabalho que não perde de vista o horizonte de proporcionar as condições necessárias para o desenvolvimento humano em nosso Estado. Esse pensamento compõe cada uma das políticas públicas implementadas desde então.

Um dos exemplos é o projeto Travessia (clique aqui), que garante mobilidade para pessoas com deficiência. Em dois anos, foram mais de 35 mil atendimentos realizados nas regiões metropolitanas de São Luís e Imperatriz, garantindo transporte digno e gratuito à população de baixa renda que precisa do serviço.

No próximo mês, conseguiremos ampliar o número de cidades que terão acesso a essa política pública, chegando a Timon, Caxias, Presidente Dutra, Bacabal, Pinheiro e Açailândia. Esses municípios foram escolhidos a partir de critérios técnicos e geográficos, pois são aqueles que, segundo o censo do IBGE, possuem maior número de pessoas com deficiência. Passaremos de 9 para 20 veículos realizando o serviço de transporte para o público-alvo em tratamento de saúde.

Ações como essa definem, a meu ver, aquilo que de mais importante há em fazer um governo eficiente no Brasil do século 21. É estar apto a retirar o véu da invisibilidade a que milhões de cidadãos brasileiros foram relegados ao longo da nossa história nacional, dando-lhes condições de vida dignas e empoderamento sobre seu próprio destino.

Foi sob essa ótica que sempre pautei minha atuação pública, quando advogado, juiz, parlamentar e governador. Sempre acreditei que o caminho da eficiência real de uma administração é pautado no acesso aos direitos fundamentais e promoção da autonomia, com especial atenção aos que, por diferentes motivos, estejam em situação de vulnerabilidade.

É preciso, portanto, constantemente debater e reafirmar o pacto entre o governo e a sociedade, aquilo que mantém o elo e a sustentação popular ao projeto que o Estado coloca em prática. Elaboramos um programa de governo por meio de um intenso processo de diálogo com a sociedade civil, por dois anos, e o apresentamos em 2014 para o Maranhão: virar a página de uma política atrasada, voltada apenas para privilegiados, e passar a um novo modelo de Governo que trabalha para todos.

Esse projeto foi aprovado nas urnas e tem sido seguido à risca, com o reconhecimento dado por diversos observadores em todo o Brasil. É o caso do site nacional G1 (clique aqui), que apontou, num ranking divulgado no início do ano, o Governo do Maranhão como aquele que apresenta maior eficiência em alcançar as metas firmadas no período eleitoral.

Mas acreditamos que cumprir metas é, no debate moderno sobre o que caracteriza um governo eficiente, apenas um dos vetores de verificação do pacto apoiado pelo voto popular. Na verdade, as metas de governo mais importantes são aquelas que impactam positivamente a vida de milhões de maranhenses, que deixaram de ser invisíveis para o governo e tornaram-se o centro das políticas públicas estaduais. Isto é fazer muito e fazer para todos.

Flávio Dino – Advogado, 50 anos, Governador do Maranhão. Foi presidente da Embratur, deputado federal e juiz federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *