Prefeita de Água Doce do Maranhão convoca o povo para apoiá-la em manter o hospital daquela cidade fechado

Imagem: captura de tela

Água Doce do Maranhão está dividida. De um lado está um povo humildes, sofrido e trabalhador, que entre tantas as carências pelas quais passa, uma é a falta de um serviço de saúde pública que pelo menos de forma razoável funcione.

De outro lado está Eliomar Dias, pai da prefeita daquele município Thalita Dias, que faz o que ele determina, que no caso que trataremos neste post tem a ver com a reabertura do Hospital daquela cidade, que funcionou precariamente na gestão do ex-prefeito Rocha Filho, mas que agora está fechado.

Quem precisa de atendimento médico quer o hospital funcionando, porém a prefeita alegando falta de condições financeiras para mantê-lo em funcionamento e o quer fechado.

Na sexta-feira, dia 24, houve uma manifestação na Câmara de Vereadores pela reabertura do Hospital de Água Doce. Por outro lado a prefeita Thalita Dias fez outra, bem maior, onde nela segundo informações procedentes daquela cidade, participou pessoas do grupo da prefeita e o restante – a maioria – de contratados, que atenderam a convocação para não perder o emprego temporário.

Em parte a prefeita tem razão. Água Doce não tem condições sozinha de manter um hospital de 20 leitos, em condições de atendar a grande demanda ali existente nessa área de saúde.

Por outro lado, ela deve dar uma explicação ao povo porque não aceitou ainda a ajuda que o Governo do Estado já ofereceu que não é totalmente suficiente, porém não é desprezível.

A portaria nº 228 de 2017 do Governo do Estado, que estabelece valor de R$ 80.000,00 para hospitais como o de Água Doce, não foi aceita pela prefeita, mas foi muito bem recebida por gestores de outros municípios em situação semelhante. Eliomar quer R$ 240.000,00 mensais, três vezes o valor do que manda pagar a portaria do Governo do Estado.

Há informações que veio de São Luís  uma equipe do governo para tratar desse assunto com a prefeita de Água Doce, porém nesse dia ela não foi encontrada na cidade e Eliomar teria dito que a filha estava na zona rural do município como se houvesse um propósito de evitar o encontro.

Eliomar não que hospital funcionando naquela cidade é o que dizem os que conhecem seu presente e seu passado.

Ao discursar para seu pessoal na sexta-feira a prefeita Thalita Dias disse que não vai cometer uma “irresponsabilidade infantil” abrindo o hospital, pois isso seria como dá um tiro no pé, como querem os adversários dela.

Mais sobre o que disse a prefeito poderá ser visto no vídeo abaixo.

Hospital de Água Doce, quando foi inaugurado na gestão de Rocha Filho. Fechado há mais de um ano, nem uma comissão da Câmara de Vereadores que é presidida por Neto Cardoso, conseguiu ter acesso as suas dependências. Há denúncias de que já foi retirado de lá muitos móveis, que teria sido instalados em postos de saúde da zona rual. Assunto que será tratado em breve.

Thalita de todo não está errada, pois esse erro, essa irresponsabilidade infantil foi cometida  por Rocha Filho, seu antecessor.

O hospital de Água Doce e mais outros que foram construídos no último governo Roseana Sarney foram entregues a aceitos pelos prefeitos dessas cidades, sem as mínimas condições de funcionar.

Rocha Filho caiu no engodo de Ricardo Murad e se deu mal, pois ele jamais cumpriu com o que foi prometido.

Induzir um povo a renunciar a seu direito sagrado de ter um mínimo de assistência a saúde preocupa, principalmente quando essa atitude parte da autoridade maior de um município. Parte de um povo que apoia essa atitude não está pensando no coletivo, não está nem aí para o bem comum.

Em Água Doce uns querem o hospital funcionando outros não. É postura de autofagia – ato de o homem ou animal nutrir-se da própria carne -, uns destruindo os outros. A situação merece reflexão do que deve ser feito para que todos naquela cidade entendam, que juntos devem está na luta para o que possa ser melhor para todos incluindo aí a saúde, algo por demais importante para servir de massa de manobra na prática da política rasteira.

Em tempo: Eliomar Dias, o prefeito de fato de Água Doce estende seus tentáculos políticos até Araioses, aonde mantém um grupo político composto de lideranças e vereadores.

Isso não custa barato.

Abaixo troca de mensagem sobre o tema abordado nesta postagem por dois internautas em um grupo de WhatsApp, sendo Junior Silva de Água Doce e Mano de Araioses. Confira:

Junior Silva – Prefeita de Água Doce leva contratados pra rua para comemorar a não reabertura do hospital, isso é uma “VERGONHA”.

Mano – Senhores a atitude que está tomando a prefeita de Agua Doce está mais do que certa, não adianta abrir um hospital sem condições financeiras somente para enganar o povo, se abre um hospital é para prestar um serviço digno e com responsabilidade e não para fazer politica enganado o povo, Vossa Excelência prefeita de Agua Doce do Maranhão estar rigorosamente certa.

Junior Silva – Esse mesmo hospital meu amigo já serviu muita gente inclusive daí de Araioses. Mais cada um tem sua opinião e eu respeito. É tá certo a prefeitura não tem dinheiro pra manter o hospital mais tem pra manter a farmácia, uma granja, pousada, casa de material de construção e uma frota de Hilux do pai dela. Só quem sabe o que se passa aqui no município é quem mora aqui e vai ver a desgraça que o município se encontra

Mano – Não, estou falando da saúde, agora isso dai o senhor tá certo quem sabe é quem mora.

Junior Silva – Pois é amigo. O povo daqui às vezes é até barrado nos hospitais de Tutóia e Paulino Neves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *