Pré-temporada junina agita São Luís neste fim de semana com grandes nomes do São João

Pré-temporada junina agita São Luís neste fim de semana – Fotos: Divulgação

Bois no Ceprama, Gigantes na Camboa e cacuriá na Casa de Nhozinho. Essas são algumas das atrações da abertura da pré-temporada junina em São Luís neste fim de semana. São diversas apresentações que vão até domingo.

No Ceprama, são três dias de festa organizada pelo Governo do Maranhão e realizada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, em parceria com outras instituições.

O arraial do Ceprama tem o palco principal, o Barracão do Forró Pé de Serra e as barracas de palhas para as vendas de comidas típicas, como arroz de cuxá, vatapá, patinha de caranguejo, peixe frito, torta de camarão e bebidas.

Na sexta-feira (25), apresentam-se Boi de Santa Fé, Boi de Guimarães, Show Amos do Munim, com os cantores Osvaldo Preto e Manequinho, Boi da Maioba e Boi de Axixá. O Barracão do Forró recebe Cambada do Forró e Inaldo Bartolomeu.

No sábado (26), é a vez de Bumba meu Boi Tamarineiro, Boi de Maracanã, Boi da Pindoba, Boi de Nina Rodrigues, César Nascimento e Gabriel Melonio. Já no Barracão do Forró, entram Inaldo Bartolomeu e Andrezinho e os Brotos do Forró.

No domingo (27), estão Boi de Ribamar, Boi Pirilampo, Boi Lendas e Magias, Boi Boa Hora dos Pachecos e Barracão dos Pachecos.  E no Barracão do Forró acontecerá a atração musical do cantor Inaldo Bartolomeu, encerrando a festa.

Encontro de Gigantes

O sábado (26) tem também o Encontro de Gigantes, tradicional evento que antecede o São João de Todos. Vai ser a partir das 20h na Praça Maria Firmina, no Bairro da Camboa. O evento voltou ao local de origem após o Governo do Estado revitalizar a área, sob a ponte Bandeira Tribuzi.

A festa também tem o apoio do Governo do Estado. “Quando vão ao Encontro de Gigantes, as pessoas já saem com o espírito e o clima do São João”, diz o presidente do grupo Tremendões e um dos fundadores do Encontro, José Cloves Lopes.

A noite terá início com a apresentação do Cacuriá da Vila Gorete e show com Juarez Sousa e maestro Nonato Silva, tocando as músicas do Bumba Meu Boi e São João em ritmo de bolero. Em seguida, Boi de Morros, show de Roberto Ricci, Boi da Maioba e os Cantadores do Sotaque de Matraca – que dão nome ao evento – continuam a festa.

Casa de Nhozinho

A segunda edição dos Ensaios Juninos transforma neste sábado (26) o Museu Casa de Nhozinho em um espaço democrático para ensaios dos grupos de Bumba Meu Boi, de cacuriá e das demais atrações artísticas de danças do período junino.

O acesso aos ensaios dos grupos é pela Rua de Nazaré, com início às 15h, no Centro Histórico de São Luís. A entrada é gratuita. O projeto é desenvolvido pelo Governo do Maranhão.

“Queremos realizar uma interação entre grupos folclóricos e visitantes do museu, além de aumentar a visibilidade do espaço e proporcionar a movimentação no Centro Histórico de São Luís neste período”, diz a pesquisadora, turismóloga e diretora do Museu Casa de Nhozinho, Lilian Brito.

A programação inclui Bumba Meu Boi de São Simão, Cacuriá do ASC, Bumba Meu Boi Unidos Venceremos, Cacuriá de Dona Teté e Bumba Meu Boi de Guimarães (Zabumba)

Fonte: Ceprama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *