Governo mobiliza sociedade contra abuso sexual de crianças e adolescentes

Ciclistas aderem ao Pedala Cidadã contra o abuso sexual de crianças e adolescentes

Após arregimentar a participação de grande número de pessoas na Pedalada Cidadã, realizada no sábado (19), na Avenida Litorânea, com o objetivo de alertar e mobilizar a população contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), segue até o final deste mês com ampla programação alusiva à causa, incluindo um seminário voltado para técnicos dos Centros de Referência Especializada de Assistência Social (Creas).

“A Pedalada Cidadã foi um sucesso, com a participação de centenas de cidadãos dizendo ‘não’ a essa prática tão danosa às nossas acrianças e adolescentes. Dessa forma, ampliamos os espaços de debates sobre o tema e envolvemos a sociedade nos movimentos que visam combater o problema, para que esteja sempre alerta e que se engaje nessa luta contra o abuso sexual de crianças”, informou o secretário da Sedes, Francisco Oliveira Júnior.

Integrante de um dos grupos de ciclistas que participaram da Pedalada Cidadã, o autônomo Soares Filho destacou a importância da campanha para promover o engajamento de todos e a junção de esforços entre poder público e sociedade contra o abuso sexual de crianças.

“São campanhas extremante importantes para conscientizar as pessoas, principalmente porque o abuso sexual é observado na grande maioria das vezes no círculo familiar. Então, mobilizações como esta incentivam as pessoas a ficarem cada vez mais alertas a esse problema e a denunciarem casos que tenham conhecimento”, disse ele.

A educadora Lúcia Miranda Costa, que nas horas vagas também adora pedalar com sua bike, fez questão de participar do movimento. “As campanhas educativas são fundamentais porque levantam o assunto na sociedade, promovem a reflexão e quebram o silêncio, um dos fatores de perpetuação de práticas criminosas com a exploração sexual infantil”, relatou.

Seminário para capacitação de técnicos dos Creas

Na próxima segunda-feira (28), a Sedes inicia um seminário para capacitar técnicos dos Centros de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) e de outros órgãos afins para desenvolveram o atendimento e acompanhamento integral de crianças e adolescentes vítimas de violência. O seminário será realizado até o dia 30 deste mês, no Auditório Fernando Falcão na Assembleia Legislativa do Maranhão.

O secretário Francisco Oliveira Júnior explicou que este seminário será executado em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) e visa aperfeiçoar os trabalhadores na área, além de habilitar e qualificar o atendimento voltado a esse público nos municípios maranhenses.

“A mobilização abrange todos os municípios maranhenses na luta contra qualquer tipo de violação dos direitos da criança e do adolescente. E a capacitação que vamos ministrar é mais uma ação executada nesse sentido, pois vai qualificar o atendimento dos Creas e de outros órgãos voltados a esse público”, afirmou Francisco Júnior.

O seminário é destinado à capacitação de conselheiros municipais de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), gestores municipais de Assistência Social e técnicos de referência dos Creas. Visa a implementação do atendimento e acompanhamento integral a crianças e adolescentes vítimas de violência e, ainda, contribuir com orientações técnicas para elaboração dos Planos Municipais de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com vistas a traçar estratégias de enfrentamento a esse problema, a partir do conhecimento da realidade do Brasil e do Maranhão.

Ainda segundo o secretário, na gestão do governador Flávio Dino, a Sedes tem mobilizado e incentivado todos os municípios maranhenses a produzirem e realizarem suas campanhas educativas voltadas à questão, prioritariamente os municípios com maior índice de trabalho infantil, uma vez que a exploração sexual está na lista da Organização Internacional do Trabalho (OIT), como uma das piores formas de trabalho infantil.

A mobilização no Maranhão fortalece a campanha nacional pelo Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – 18 de maio. As atividades realizadas com essa finalidade contemplaram ainda ações como blitz educativas, caminhadas, distribuição de material informativo, palestras, dentre outras formas de abordagens do assunto.

Fonte: Sedes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *