“Esperamos 26 anos por isso”, diz professora sobre reforma de escola em Pastos Bons

Escola reformada em Pastos Bons

“Antes a gente vivia numa escola praticamente abandonada. Esperamos 26 anos por isso e agora a comunidade se sente muito lisonjeada porque hoje temos uma escola digna”. O depoimento da professora Loide Costa Sousa descreve a mudança realizada no Centro de Ensino Prof. Ribamar Torres, localizado em Pastos Bons, região Leste maranhense. Por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), o Governo do Maranhão reformou por completo o prédio escolar.

Nesta sexta (11), o governador Flávio Dino esteve em Pastos Bons, onde fez a entrega da escola, de um Farol do Saber também reformado, além de um Sistema de Abastecimento de Água na cidade que beneficia a população dos povoados Barra e Malhada.

Escola reformada em Pastos Bons

“O Governo Flávio Dino tem o maior programa educacional da história do Maranhão, com mais de 730 escolas reformadas, construídas ou reconstruídas, garantindo mais dignidade, justiça social e melhores oportunidades aos jovens do nosso estado”, enfatizou o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto.

O C.E. Prof. Ribamar Torres recebeu investimento de mais de R$ 1 milhão, o que garantiu a reforma geral, com construção de rampas de acesso, demolições, recomposição de alvenarias, da estrutura de concreto, esquadrias, cobertura, forro, revestimentos, pavimentação (piso), instalações elétricas, hidráulicas e sanitária, além de pintura. A aluna Thais Fernanda, do primeiro ano do Ensino Médio, destacou que a nova estrutura motiva os estudos.

Escola reformada em Nova Iorque

“Com a reforma que foi feita aqui ficou melhor, bem melhor. Influencia muito no estudo. A gente se sente melhor para estudar”, ressalta Thais.

Para a servidora Maria Felix Coelho, a realidade também mudou. Além da reforma, o prédio também ganhou uma cozinha nova, com fogão industrial, frizer, entre outros equipamentos. A nova estrutura possibilita mais conforto para produzir a merenda escolar.

“O espaço era muito pequeno, hoje tá maior. Ganhamos coisas novas, como o fogão, o frizer, a pia. A gente se virava porque tem que se virar, mas agora chegou panela grande que não tinha. A cozinha muito espaçosa. Vamos fazer a comida com mais prazer”, detalha Maria.

Mais investimentos

Escola reformada em Nova Iorque

Na sexta-feira (11), o governador Flávio Dino também esteve em Nova Iorque, que estava fazendo 132 anos de emancipação política. Na oportunidade, Dino entregou o C.E. Anália Neiva Moreira, que também passou reforma completa. O governador anunciou ainda uma das obras mais esperadas na cidade: a construção da Ponte de Pontão, que dá acesso ao povoado Pontão.

Por Jefferson Sousa

Fotos: Jorge Ribeiro

Fonte: Sinfra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *