Programa Cartão Transporte Universitário já recebeu quase 2 mil inscrições

Milhares de universitários já acessaram o site do programa e fizeram sua inscrição

A menos de uma semana para o fim do prazo de inscrições, que encerram no dia 3 de março, o programa Cartão Transporte Universitário já tem 1.798 inscritos. Para o primeiro semestre deste ano, estão sendo ofertadas mil bolsas de auxílio para universitários que precisam percorrer, diariamente, distâncias superiores a 100 km (somadas ida e volta) entre a cidade onde reside e o município da faculdade onde está matriculado. Os estudantes recebem auxílio semestral de R$ 800 em parcela única.

O Cartão Transporte Universitário é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv) e Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), e atende estudantes matriculados em cursos presenciais e com regime diário de aulas em Instituições de Ensino Superior públicas ou privadas situadas no Maranhão e em estados circunvizinhos, amenizando o impacto econômico e incentivando a permanência e a continuidade dos estudos.

As inscrições para o edital do primeiro semestre de 2018 começaram no dia 9 de fevereiro e seguem até o próximo sábado (3), exclusivamente pelo site www.transporteuniversitario.juventude.ma.gov.br.

Resultados

Na primeira edição do programa, no segundo semestre de 2017, foram beneficiados mais de 1.170 universitários de 150 municípios. Para a secretária da Juventude, Tatiana Pereira, o programa tem um impacto social muito grande na vida dos jovens universitários e, consequentemente, para o estado.

“Os resultados da primeira edição evidenciam a grande dimensão e impacto social que o programa representa na garantia de direitos. O Cartão Transporte Universitário é um caminho para a ampliação da qualidade de vida dos jovens e das jovens maranhenses, de forma inclusiva, democrática, descentralizada e permanente e, consequentemente, para a ampliação dos indicadores sociais e econômicos do Maranhão”, ressalta.

Como participar

Os estudantes interessados em participar deverão acessar o site do programa, preencher ficha de inscrição e anexar os seguintes documentos:

– Documento de identidade e CPF;
– Foto 3×4;
– Comprovante de residência dos últimos seis meses, fornecido por concessionárias dos serviços de água ou energia elétrica, ou apresentar contrato ou recibo mensal de pagamento, caso o estudante resida em imóvel alugado;
– Comprovante de matrícula no curso declarado, para o período vigente;
– Histórico escolar disponibilizado pelo estabelecimento de ensino superior;
– Declaração firmada pelo estudante sobre a veracidade das informações prestadas, com sua ciência sobre as penalidades criminais em caso de falsidade, além da exclusão definitiva do Programa;
– Comprovação de inclusão no CadÚnico – Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

É de fundamental importância, ainda, que todos os candidatos leiam atentamente todas as disposições do edital. O candidato que tentar fraudar o programa será desclassificado e não poderá inscrever-se nas próximas edições. Se após o recebimento do auxílio, houver comprovação de fraude por um determinado candidato, o mesmo terá que devolver ao erário público o valor recebido e sofrerá processo administrativo por fraude. A participação no programa não é cumulativa, tendo os interessados que realizar nova inscrição a cada semestre letivo.

Por Gildean Farias

Fonte: Seejuv

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *