Alerta – Plantio do nin em Araioses poderá agravar as condições ambientais

A árvore que é de origem indiana tem um histórico nada positivo para o meio ambiente.

Nin é nos dias de hoje a árvore mais comum nas ruas de Araioses

O plantio da árvore nin (Azadirachta indica A. Juss) em várias ruas de Araioses, que se intensificou nos últimos anos, poderá trazer sérios prejuízos ambientais a cidade se é que já não está causando esses danos.

Recentemente recebi uma informação onde diz que a planta está deixando as terras improdutivas, matando pássaros, animais, abelhas e estaria poluindo as águas debaixo do chão.

E o que é mais grave: secando nascente de rios e poluindo o solo.

Vaja na imagem acima uma relação de árvores que podem substituir de forma positiva o nin, nas ruas de Araioses e na zona rural

Aqui em Araioses várias pessoas que têm poços em seus quintais onde tem a planta por perto já estão dizendo que a água mudou de gosto.

Um caso comprovado foi observado na Rua São Luís, bairro São Manoel, onde um poço que tinha uma água de excelente qualidade, depois que um vizinho plantou uma árvore dessa em seu quintal há uma distância pequena, a água passou a perder a qualidade e ficar com gosto ruim

Um profissional foi chamado para fazer uma limpeza no poço e ao ver a árvore tão perto disse que ela poderia está prejudicando a qualidade dá água do poço. Dito e feito, mesmo após a limpeza nada mudou e a situação só se modificou quando o vizinho cortou o pé de nin.

As sementes do nin são tóxicas e podem levar uma pessoa a morte

No caso não foi em atendimento a um pedido do vizinho prejudicado e sim porque a raiz da árvore estava rebentando o alicerce da casa, outro dano que essa planta de origem indiana costuma causar.

Clique no link abaixo para ler uma reportagem que o Diário do Nordeste fez sobre o nin.

Ambientalistas alertam contra cultivo do nim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *