Lençóis Maranhenses se tornam a sensação dos cadernos de turismo nesta temporada

Correio Braziliense faz convite para leitor conhecer a Rota das Emoções. (Foto: Reprodução)

Os Lençóis Maranhenses e a Rota das Emoções vêm aparecendo como principal destino recomendado pelos cadernos de turismo dos maiores jornais do país desde o fim de dezembro. O período é o da alta temporada para a maior parte dos turistas brasileiros, que aproveitam os meses de dezembro, janeiro e fevereiro para viajar.

A Rota das Emoções é formada por parte das costas do Maranhão, do Piauí e do Ceará. O acesso ficou muito mais fácil desde outubro de 2017, quando o governador Flávio Dino inaugurou a ponte sobre o Rio Novo, em Paulino Neves.

A Rota das Emoções começa no Maranhão – em São Luís ou nos próprios Lençóis Maranhenses. As reportagens mostram que não é apenas na época das lagoas cheias que vale visitar os Lençóis.

Em reportagem desta quarta-feira (07), por exemplo, o jornal Correio Braziliense destaca os atrativos da capital maranhense, incluindo o Centro Histórico, o reggae e a culinária. E em seguida discorre sobre os Lençóis. Os pontos destacados são Barreirinhas, Atins e Rio Preguiças. (Veja aqui a reportagem: http://impresso.correioweb.com.br/app/noticia/suplementos/turismo/2018/02/07/interna_turismo,261019/maranhao.shtml)

Estrelas

No dia 11/01 foi a vez de o jornal O Globo destacar a Rota das Emoções: “De noite, da calmaria em um barco no Rio Preguiças, a única luz que se vê é a da Lua. De dia, é o céu azul que ilumina as águas. Mas ele fica vermelho quando tem revoada de guará no Delta do Parnaíba. E muda para laranja no pôr do sol atrás da Pedra Furada, no Parque Nacional de Jericoacoara”.

“Momentos únicos de comunhão com a natureza são a maior aposta da Rota das Emoções, roteiro turístico que passa por três estados limítrofes no Nordeste brasileiro: Maranhão, Piauí e Ceará”, acrescentou o jornal.

A reportagem fala de Barreirinhas, das lagoas e sugere Atins “para quem busca algo mais rústico”, com “estrelas abundantes à noite”. (Veja aqui a reportagem: https://oglobo.globo.com/boa-viagem/rota-das-emocoes-ressalta-que-ha-de-melhor-no-maranhao-piaui-ceara-22273385)

Com ou sem cheia

No fim de dezembro, no dia 28, a Folha publicou reportagem dizendo que “Lençóis Maranhenses valem a visita até na estação de seca”. Segundo o jornal, “Se o viajante preferir locais sem muitos turistas, a época é até mais recomendada”.

“A impressão é que você está em um grande deserto. Para qualquer lado que se olhe, uma infinidade de dunas se apresenta (…) O parque não se resume às dunas. Há uma fauna rica que inclui raposas, corujas, gatos-maracajás, tatus, pacas, ovelhas, guarás na cor vermelho incandescente, além dos onipresentes jumentos e burros”, afirma o material.

A Folha ainda fala sobre Atins e diz que “não é fácil competir com Lençóis, mas o rio Preguiças também é uma atração e tanto na parte maranhense da Rota das Emoções”. (Veja aqui a reportagem: http://www1.folha.uol.com.br/turismo/2017/12/1946359-lencois-maranhenses-valem-a-visita-ate-na-estacao-de-seca.shtml).

Alguns dias antes, em 18 de dezembro, o jornal Zero Hora falou da “magnificência dos Lençóis Maranhenses” (Veja aqui a reportagem: https://gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/viagem/noticia/2017/12/rota-das-emocoes-leva-turista-para-grandes-destinos-em-tres-estados-do-nordeste-cjbces4kr019601p9fhusy4j1.html).

Projeto

A Rota das Emoções é um projeto de roteirização dos três estados elaborado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em conjunto com o Ministério do Turismo.

Fonte: MA GOV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *