OPINIÃO – Alegria, segurança e dignidade

Por Robson Paz

A semana passada foi marcada por acontecimentos emblemáticos, que demonstram o processo de mudança por que passa o Maranhão. A população voltou a ocupar as ruas do Centro Histórico de São Luís num desfile de alegria e cores, que fazem do nosso pré-carnaval um dos melhores do país. Prenúncio de mais um grande carnaval na capital de todos os maranhenses e em todo estado, a exemplo dos últimos três anos. Além da valorização dos grupos carnavalescos locais, cujos cachês foram antecipados em 50% pelo governo, atrações nacionais participarão do circuito Joãosinho Trinta, na Beira-Mar.

São milhares de pessoas se divertindo em ambiente de absoluta segurança. Por todos os pontos de folia policiais garantem a tranquilidade de brincantes e da população. Homens e mulheres mobilizados no mais abrangente plano de segurança para a festa de momo. Nem sempre foi assim. Mas, os tempos em que facções criminosas aterrorizavam a população com queima de ônibus e sangrentas rebeliões no sistema penitenciário passaram sem deixar saudades.

Neste quesito, aliás, o Maranhão tem muito a comemorar. Nosso estado possui a maior tropa da história com mais de 12 mil policiais. Quase mil viaturas novas reforçam o sistema de segurança. O Centro Tático Aéreo (CTA) foi descentralizado. Na última semana, o governador Flávio Dino entregou duas bases e dois novos helicópteros nos municípios de Presidente Dutra e Imperatriz. Com a inédita descentralização, municípios das regiões Central e Sul do Estado ganharam cobertura policial aérea garantindo mais segurança e celeridade também nos resgates e atendimento médico a pacientes graves.

Todo este investimento na segurança com novos policiais, equipamentos, laboratórios, armas e valorização das polícias têm resultados positivos com a redução dos crimes violentos, homicídios e assaltos a bancos em todo estado. São vidas preservadas. Noutro vértice, aumentaram a apreensão de armas, de drogas e prisões de criminosos.

Combate à criminalidade que é tanto mais exitoso quanto mais se investe em políticas sociais. Desde o dia 31 passado, o governador Flávio Dino liberou mais de R$ 50 milhões em créditos para alunos beneficiados pelo programa Bolsa Escola.

Trata-se de um dos mais abrangentes programas sociais desenvolvidos pelo atual governo, que atua em dimensões importantes: aquisição de material escolar e estímulo aos alunos; aquecimento da economia local com a geração de emprego e renda. Quando o programa foi lançado em 2015, houve quem criticasse a iniciativa, numa absoluta prova de insensibilidade. Desconhecem o que representa para o orçamento familiar de pais e mães de baixo poder aquisitivo comprar caderno, lápis, caneta, mochila para suas crianças.

Só a cegueira colérica dos saudosos de bailes encastelados ou blocos com cordões (extensas cordas) a tentar afastar o povo da festa mais popular e democrática; do uso privado de aeronaves públicas, que agora servem à população; ou daqueles que alimentaram a pobreza como forma de se perpetuarem no poder justificaria ignorarem o fato de que o Maranhão finalmente abre alas para a justiça social, a alegria, a segurança e a dignidade.

Robson Paz – Radialista, jornalista. Secretário adjunto de Comunicação Social e diretor-geral da Nova 1290 Timbira AM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *