Rio Santa Rosa – Se já estava ruim, agora ficou pior

Morador do remanso manda e-mail para o blog, onde pede socorro e faz um pequeno relato da situação dramática que eles vivem naquela localidade por falta de água para beber e outras utilidades.

Ele pede socorro e chega a pedir pelo amor de Deus que alguma coisa seja feita. “Estamos sendo maltratados e tratados como cachorros aqui nas comunidades de Remanso, Farias e toda região”. Ele diz que lá chegou um pessoal para fazer escavação do Rio Santa Rosa a mando da prefeitura municipal de Araioses com duas escavadeiras.

Segundo ele, até ai tudo bem.  O problema é que o pessoal da escavação taparam a boca do rio deixando o mesmo sem fluxo de água para manutenção, deixando toda a população ribeirinha na maior seca de sua história.

Ele também fala em crime ambiental, pois como a água do rio está sem fluir e isso prejudica a oxigenação matando os peixes pela falta de oxigênio água.

Em sua denúncia o leitor pede que o assunto seja publicado para que todos tenham conhecimento da falta de respeito, por parte do prefeito de Araioses, com os cidadãos daquela região.

Em sua nota ele diz ainda que a escavação está parada há mais 08 dias e até agora ninguém se manifesta sobre o assunto. Enquanto isso os moradores tem se deslocar para Rio Parnaíba, que fica bem distante para pegar água para beber e para os animais.

Sobre o assunto

O que se sabe é muito pouco sobre o que está ocorrendo com a obra que supostamente pretendia fazer a dragagem da nascente do Rio Santa Rosa. Digo dragagem pois foi isso que o prefeito Cristino me disse na penúltima conversa que tivemos. Se era dragagem tinha que ser feito com draga e não com escavadeira.

Chegou a me dizer que já tinha achado uma empresa que fazia o serviço bem barato mas faltava da parte dela alguma documentação. Como assim, e o contrato ente o DNIT e a empresa Pacheco e Oliveira LTDA, não foi para que essa executasse a obra?

A obra que é de responsabilidade da AHINOR – Administração das Hidrovias do Nordeste, está documentada no contrato nº 751/2017 de 11 de dezembro de 2017 celebrado entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte – DNIT e a empresa Pacheco e Oliveira LTDA.

O valor da obra é de R$ 347.710,64 e teria que ser concluída num prazo de 45 dias. Antonio Lobato Valente, coordenador hidroviário geral da AHINOR e João Luís Pacheco, pela empresa contratada assinam o acordo.

Com a obra parada, sabe-se lá até quando e a “boca” do Santa Rosa fechada os moradores falam a uma só voz: “Se antes estava ruim, agora ficou pior”.

Outra coisa importante que deve observada é o valor dos recursos para execução da obra de desobstrução da nascente do Rio Santa Rosa, que chega a bem mais de meio milhão de reais.

É bom ficar de olho!

Com a nascente do rio fechada á água não circula

9 pensou em “Rio Santa Rosa – Se já estava ruim, agora ficou pior

  1. Graças A Deus amigo muito bom trabalho parabéns agente aqui no Remanso somos esquecidos pela administração pública Araioses só lembram da gente os político na hora dos votos agente não tem ninguém para nós ajudar

  2. Amigo Daby Santos só tenho a lhe agradecer bastante pelo seu trabalho, na mídia na SOCIEDADE, em ajudar a população seu trabalho muito importante, Gracas Deus você Existe para socorrer nossa população, vivemos a DERIVA DA PÉSSIMA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA DE ARAIOSES ONDE NINGUÉM SE MANISFESTA TODOS VIRAM AS COSTA PARA POPULAÇÃO. OS POLÍTICOS SÓ LEMBRAM DO POVO NA HORA PROMETER E PEDIR VOTO E MUITO TRISTE ISSO.
    TENHO 22 ANOS DE IDADE MORO NO REMANSO NUNCA VI UMA VIATURA DE POLICIA FAZENDO TRABALHO DE PREVENÇÃO PROJETO PARA TIRAR DAS COMUNIDADES RIBEIRNHAS DAS DROGAS TEM MUITO PERDI EM NOSSA REGIÃO AQUI NOS INTERIORES VIVEMOS NO FAROESTE NINGUÉM PODE CONTAR COM NADA ..
    VINICIUS
    BRIGADO

  3. Enfim uma voz pra falar por essa população que é invisível quando se fala de benfeitorias os POLÍTICOS só olham para essas regiões somente na época de eleições. Parabéns ao morador da região pela atitude .👏👏👏👏

  4. Aqui deixo meu comentário, É triste o Remanso chegar essa situação, sou filho daí há 30 anos que moro em Brasilia sempre tenho contato com minha terra . É lamentável que nosso município seja administrado por gente desqualificado que só quer levar dinheiro . Isso é lamentável ISSO SE CHAMA CORRUPÇAÕ

  5. Pingback: Escavação da nascente do Rio Santa Rosa que estava parada já voltou a funcionar - Blog do Daby Santos

  6. Verdade mesmo ,o pior é que quem sofre é tudo os moradores e os animais e os peixes que ñ tem nada haver com as péssimas administração do prefeito. Digo mais temos que agir rápido não só os moradores de REMEMANSO as comunidades vizinhas próxima a REMANSO porque se os peixes morrer todos,onde que os pobres vão tirar os seus sustentos ou seu alimento pra sua família, por isso temos que se juntar em prol do RIO SANTA ROSA, não deixar que acabe com a água do rio. Porque sem água somos nada ÁGUA É VIDA #SALVEORIOSANTAROSA!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *