Desembarque de importantes membros tende a esvaziar o PSDB no Maranhão

Prefeitos, vice-prefeitos, parlamentares e outras lideranças tucanas na reunião de desembarque do PSDB com Carlos Brandão

O Informante – Em um jantar que aconteceu em sua residência, na noite desta quarta-feira (13), o vice-governador do Maranhão Carlos Brandão recebeu dezenas de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, suplente de senador, deputados e diversas lideranças políticas.

Os tucanos se reuniram para tratar da debandada de Carlos Brandão do PSDB para o PRB, anunciada durante o encontro. A decisão de definirem o desembarque do ninho tucano aconteceu logo após a notícia de que a executiva nacional do PSDB manteria a sua posição contrária ao projeto do governo maranhense.

“Ficou bem claro para nós que não há outra alternativa a não ser a de sairmos do PSDB para outro partido que nos acolha em nosso propósitos municipalistas e, acima de tudo, que são para o bem do Maranhão. Aliás, o meu Brasil é o Maranhão”, afirmou, sob aplausos, o vice-governador, ao avaliar que ao tomar medidas impositivas, a executiva nacional do PSDB considera o contexto nacional político em detrimento do maranhense.

“Infelizmente, terei de abandonar as convicções nas quais acreditei até agora, a favor do PSDB, por um erro grave que está sendo cometido pela executiva nacional do partido. Em compensação, não podemos dar as costas ao progresso político e socieconômico que o Maranhão tem dado nos últimos anos, fruto de um esforço conjunto celebrado em 2014. Queremos continuar avançando, em nossas ações, em cada lugar onde atuamos”, reforçou o deputado Neto Evangelista.

Em cada fala de apoio e solidariedade ouvida durante o jantar, que emanou publicamente do suplente de senador, Pinto Itamaraty; do deputado estadual, Marcos Caldas; dos prefeitos de São José de Ribamar, Luis Fernando; de Alto Parnaíba, Rubens Japonês; de Bom Jardim, Dr. Francisco; de Gonçalves Dias, Toinho Patioba; de Governador Eugênio Barros, Da Luz; de Timbiras, Dr. Borba e do presidente do PSDB de Timon, Daniel Coimbra, a unidade no objetivo de permanecerem coerentes ao projeto estadual ultrapassa, inclusive, qualquer cor partidária.

“Existem contextos políticos em nossos municípios, sabemos, que talvez não nos permitam estar no mesmo partido de Brandão. Mas é exatamente em respeito e consideração à pessoa dele e no que acreditamos ser correto para o Maranhão que sairemos, todos, do PSDB. Cada liderança buscará o caminho sensato, em sua cidade, para que possamos continuar caminhando juntos. O que construímos juntos ninguém irá destruir”, avaliou a prefeita Da Luz.

Além das falas públicas, Carlos Brandão recebeu, ao longo da noite, demonstrações afetuosas de que o seu empenho em se manter leal ao governo estadual, mesmo contrariando a cartilha atual ditada pela executiva nacional do PSDB, mostra a força e jogo de cintura típicos em sua trajetória política. “Você sai do PSDB e lhe seguimos porque somos uma família”, disseram uns. “Nossa presença neste jantar é apenas uma amostra de nossa união”, complementaram outros.

O que ficou claro, na noite desta quarta-feira, é que Brandão não esteve nem estará sozinho neste processo.

“Você é um líder e amigo. Diz o bom senso e a boa política que não se deixa um líder e amigo por causas menores”, resumiu Luís Fernando Silva, de São José de Ribamar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *